Educação no Século XXI – Cognição, Tecnologia e Aprendizagens

Conteúdo do artigo principal

FÁBIO MAURÍCIO F. SANTOS

Resumo

Neste trabalho apresenta-se parte da fundamentação de uma pesquisa realizada por Bannell (2016) abordando a discussão de alguns aspectos do uso de tecnologias computacionais nos processos de aquisição do conhecimento na escola, especificamente dos sistemas de simulação, desde uma pedagogia crítica e uma perspectiva sociocultural. Sublinha-se a necessária articulação entre a utilização dos recursos computacionais no processo educativo, as estratégias pedagógicas e os contextos socioculturais e conclui-se que a participação na construção de realidades através da simulação computadorizada, poderia ser a metáfora para a construção participativa de realidades mais conformes com os fins democráticos e igualitários que a educação deveria promover.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
F. SANTOS, F. M. Educação no Século XXI – Cognição, Tecnologia e Aprendizagens. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 27, n. 2, p. 313–315, 2017. DOI: 10.18224/frag.v27i2.5289. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/5289. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Resenhas / Reviews
Biografia do Autor

FÁBIO MAURÍCIO F. SANTOS

Mestrando em Educação na Universidade Tiradentes (UNIT/SE) - sob a orientação da Profª. Drª. Cristiane de Magalhães Porto, Especialização em Psicopedagogia Institucional - (UNIASSELVI), Especialização em Mídias na Educação (NCE/USP - UFPE), Especialização em Docência no Ensino Superior - (ESTÁCIO), Graduação em Pedagogia - (FANAN), Graduação de Licenciatura em Informática - (UNIT/SE), Graduação de Tecnólogo em Segurança no Trabalho - (UNIASSELVI), estudante no Grupo de Pesquisa em Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/CNPq). Email: [email protected]