Corporeidade e ludicidade no trabalho docente: o que dizem as educadoras?

Conteúdo do artigo principal

Patrícia Vieira Bonfim
Lucia Helena Pena Pereira

Resumo

Este texto visa a analisar se a corporeidade e a ludicidade são aspectos considerados no primeiro ano do Ensino Fundamental. A pesquisa contou com observações e entrevistas e sinalizou em seus resultados que as professoras têm dificuldades para lidarem com a corporeidade e a ludicidade no trabalho docente, embora relatem a importância desses aspectos para a formação integral da criança.

Palavras-chave: Corporeidade. Ludicidade. Trabalho Docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
BONFIM, P. V.; PEREIRA, L. H. P. Corporeidade e ludicidade no trabalho docente: o que dizem as educadoras?. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 26, n. 3, p. 467–475, 2016. DOI: 10.18224/frag.v26i3.4571. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/4571. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Patrícia Vieira Bonfim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais

Mestre em Educação pela Universidade Federal de São João del-Rei. Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais. Área de atuação: Educação.

Lucia Helena Pena Pereira, Universidade Federal de São João del-Rei

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Membro do Núcleo de Estudos Corpo, Cultura, Expressão e Linguagens da Universidade Federal de São João del-Rei. Professora Adjunta do Departamento de Ciências da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de São João del-Rei. Área de atuação: Educação.