A FORMAÇÃO DO ETHOS OCIDENTAL A PARTIR DO PENSAMENTO DE HENRIQUE CLÁUDIO DE LIMA VAZ

Conteúdo do artigo principal

Anderson Luiz Tedesco
Roque Strieder

Resumo

O presente estudo visa trazer para o debate, ainda que de modo parcial, a concepção filosófica de um dos mais brilhantes e complexos filósofos brasileiros ? Henrique Cláudio de Lima Vaz ?, dentre outros, nos diferentes períodos históricos do ocidente. A problemática discorrida configura-se no pensar a constituição de um ethos ocidental como pressuposto imprescindível à formação do ser humano. Concerne-se a um estudo de cunho bibliográfico. Concluímos, no decorrer do estudo, uma exaustiva e profunda tentativa de resgatar os valores da tradição a fim de reconstituir a própria cultura ocidental que se tornou líquida nessa era do relativismo. Todavia, igualmente apostamos na possibilidade de se conceber a formação humana no conviver em comunidade, no interagir, no terreno da educação, como caminho de conhecimento de si e de transformação de si na pluralidade.

Palavras-chave: Educação. Filosofia. Formação Humana. Pluralidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
TEDESCO, A. L.; STRIEDER, R. A FORMAÇÃO DO ETHOS OCIDENTAL A PARTIR DO PENSAMENTO DE HENRIQUE CLÁUDIO DE LIMA VAZ. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 26, n. 4, p. 520–530, 2016. DOI: 10.18224/frag.v26i4.4486. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/4486. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Roque Strieder, Universidade do Oeste de Santa Catarina - Unoesc

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba -UNIMEP/SP. Professor do Programa de mestrado em Educação da Universidade do Oeste de Santa Catarina