Grande Sertão: veredas a Bíblia de João Guimarães Rosa

Conteúdo do artigo principal

Cristiano Santos Araújo

Resumo

Resumo: neste trabalho propomos discutir um romance brasileiro, Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, obra delimitada entre os entroncamentos do Noroeste de Minas Gerais, o sudoeste da Bahia e o sudeste de Goiás. Pelo termo, a Bíblia de Guimarães Rosa, entenda ser uma obra literária com suas tramas, intrigas e personagens, um clássico da literatura brasileira que discute os dilemas do homem humano em seus embates histórico-metafísicos entre o mundo rural e a cidade. Romance que apresenta a religião na arte literária, e vice-versa, formando assim uma modalidade de representação artística de tempos e espaços sagrados nas esferas da dialética entre ficção e realidade, entre arte e vida. O único romance de Guimarães Rosa será objeto de nossa análise neste texto, seguiremos a releitura dos autores da fortuna crítica da obra de Guimarães Rosa, assim como o conceito de clássico a partir de autores da Teoria da Literatura e da Hermenêutica, portanto desejamos apresentar ao leitor deste texto um livro basilar da literatura e cultura brasileira: O Grande Sertão: Veredas.
Palavras-chave: Bíblia. Guimarães Rosa. Literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ARAÚJO, C. S. Grande Sertão: veredas a Bíblia de João Guimarães Rosa. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 25, n. 3, p. 393–403, 2015. DOI: 10.18224/frag.v25i3.4198. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/4198. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Cristiano Santos Araújo, PUC Goiás

Doutorando em Ciências da Religião na PUC Goiás (bolsista Capes). Mestre em Teoria da Literatura e Literatura Comparada (UERJ). Licenciado em Letras: Português/Literaturas (UFG-Unesa). Bacharel em Teologia (UMESP / Seminário Teológico BetelâRJ).