JUVENTUDE, CRIMINALIDADE E TERRITÓRIO: UMA REVISÃO DA LITERATURA

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Tayná Portilho do Prado
Eliane Regina Pereira
Renata Fabiana Pegoraro

Resumo

A complexidade da questão do envolvimento de jovens com o crime impõe a necessidade de se compreender aspectos do território e os modos pelo quais os jovens se apropriam dele. Diante disso, o presente artigo objetiva compreender qual o lugar do território nas pesquisas acadêmicas que se voltam para o envolvimento de jovens com a criminalidade. Foi realizada uma busca nas bases de dados Scielo, Lilacs e Adolec, utilizando como um dos critérios de inclusão: ter sido publicado entre 2006 e 2016. Foram selecionados 35 artigos para leitura na íntegra e destacamos que a maioria das pesquisas acontecem no contexto da segurança pública, demarcando o elemento judicial no discurso sobre os sujeitos. Quanto ao aspecto do território ficou evidente que a maioria das pesquisas desconsideram os contextos nos quais jovens envolvidos com o crime estão inseridos e apontam para aspectos individuais que justificam tal envolvimento.

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Como Citar
PRADO, T. P. do; PEREIRA, E. R.; PEGORARO, R. F. JUVENTUDE, CRIMINALIDADE E TERRITÓRIO: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 29, n. 3, p. 451–464, 2020. DOI: 10.18224/frag.v29i3.7823. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/7823. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Tayná Portilho do Prado

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (2013). Graduanda em Artes Visuais.

Eliane Regina Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Psicóloga pela Universidade do Vale do Itajaí (1995), com mestrado e doutorado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007, 2011). Professora adjunto IV da Universidade Federal de Uberlândia, no Instituto de Psicologia. Integrante do Núcleo de Psicologia Social e da Saúde e Docente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Renata Fabiana Pegoraro

Doutorado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2007). Mestrado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (2002). Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de São Carlos. Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo - Campus Ribeirão Preto (1996). Docente do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia. Professora permanente do Mestrado em Psicologia do IP-UFU.

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