EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E JUSTIÇA SOCIAL

Conteúdo do artigo principal

Eliana Borges Fleury Curado
Valdir Martins Pereira
Joel Antônio Ferreira

Resumo

O presente artigo se propõe a investigar, sob o olhar da Filosofia, da Sociologia e da Teologia, respectivamente, a relação entre políticas públicas e educação, entendendo-as como promotoras de justiça social, em conformidade com o espírito da Campanha da Fraternidade de 2019, Fraternidade e Políticas Públicas. Pretende-se, por fim, demonstrar que políticas públicas efetivas envolvem necessariamente um sistema educacional orientado para a socialização, a formação profissional, a inclusão social e, sobretudo, para o exercício da cidadania, que implica na virtude civil do respeito à diferença e na virtude cristã do amor ao próximo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
CURADO, E. B. F.; PEREIRA, V. M.; FERREIRA, J. A. EDUCAÇÃO, POLÍTICAS PÚBLICAS E JUSTIÇA SOCIAL. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 29, n. 1, p. 66–74, 2019. DOI: 10.18224/frag.v29i1.7157. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/7157. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Eliana Borges Fleury Curado, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Bacharel e Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e do Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás.

Valdir Martins Pereira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Mestre em Sociologia e professor assistente de Sociologia da Escola de Formação de Professores e Humanidades na PUC Goiás.

Joel Antônio Ferreira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Pós-doutor pela Universidade de Georgetown de Washington DC. Doutor pela UMESP de S. Bernardo do Campo. Mestre pelo Instituto Bíblico di Roma. Professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Referências

ARISTÓTELES. Política. Trad. Antonio Campelo Amaral e Carlos de Carvalho Gomes. Lisboa, Vega, 2016.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. Trad. Mário da Gama Kury. Brasília: Edunb, 1985.

CHAUÍ, Marilena. O que é Ideologia. 32a. ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB) - CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2019. Fraternidade e Políticas Públicas. Brasília: Ed. CNBB, 2018.

CONFERÊNCIA EPISCOPAL DA INGLATERRA e do PAÍS DE GALES. O Bem Comum e o Ensino Social da Igreja Católica. SEDOC 29, 1997. p. 691-723.

COMBLIN, José. Atos dos Apóstolos (Vol. I: 1-12). Petrópolis: Vozes, Metodista, Sinodal, 1988. (Comentário Bíblico).

LÖWY, Michael. Ideologias e ciência social. 8a. ed. São Paulo: Cortez, 1992.

MARX, Karl.; ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã. In. FERNANDES, Florestan (org.). História. São Paulo: Ática, 1989. p. 182-214.

MINAYO, Maria Cecília de Sousa. O conceito de representações sociais dentro da sociologia clássica. In: GUARESCHI, Pedrinho; JOVCHELOVITCH, Sandra (orgs.). Textos em representações sociais. 4a. ed. Petrópolis: Vozes, 1998. p. 7-16.

MOSCOVICI, Serge. A Representação Social da Psicanálise. Rio de Janeiro: Zahar, 1978.

NUSSBAUM, Martha C. A fragilidade da bondade. Trad. Ana Aguiar Cotrim. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

PAPA FRANCISCO. Evangelii Gaudium. A Alegria do Evangelho. São Paulo: Paulus, Loyola, 2014.

PAPA FRANCISCO. Laudato Sì. São Paulo: Paulus, 2015.

PAPA JOÃO XXIII. Pacem in Terris. São Paulo: Paulinas, 1963.

PEREIRA, Isidro. Dicionário Grego/Português e Português/Grego. Lisboa: Apostolado da Imprensa, 1998.

PEREIRA, Valdir Martins. A herança rural no imaginário dos jovens de classe média da cidade de Goiânia. 2001. 210 p. (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil, 2001.

VIDIGAL, José Raimundo. Comunidades Eclesiais nos Atos dos Apóstolos e no Brasil de hoje. Estudos Bíblicos. Petrópolis: Vozes, n. 3, 1985, p. 68-75.