O SER HUMANO E SUA FORMAÇÃO PESSOAL EM EDITH STEIN: UM GESTO EMPÁTICO

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Emivaldo Silva Nogueira

Resumo

Edith Stein foi uma grande teóloga e filósofa alemã, discípula de Edmund Husserl, cujo pensamento conserva o método fenomenológico. Morta na câmara de gás pelo regime nazista foi e é hoje um sinal de contradição em uma sociedade desumana e reducionista. Em uma época de grandes descobrimentos a respeito da constituição transcendental da pessoa humana na perspectiva da filosofia e da psicologia, Stein ofereceu e oferece grandes contribuições. Baseado na importância dessa pensadora e na atualidade da sua antropologia filosófica escolheu-se como tema deste estudo o ser humano e sua formação pessoal em Edith Stein. Sabe-se que esse tema é bastante complexo, visto que cada pessoa possui uma individualidade que merece um estudo acadêmico específico. Ser humano é um ser pessoal, e ser pessoa pressupõe liberdade e espiritualidade, ou seja, o homem possui em si, além da capacidade de conhecer-se por meio do autodiscernimento, também pode conhecer, uma vez que, sendo pessoa, o ser humano é abertura, cuja vivência empática o constitui como ser interpessoal. A individualidade da pessoa humana é peculiar, já que, como afirma Edith Stein, ela é tripartida unitariamente, a saber: corpo, alma (psique) e espírito. Utilizando-nos de material bibliográfico, podemos confirmar a hipótese de que, no pensamento fenomenológico de Edith Stein, a pessoa humana tem que realizar-se, e é sua responsabilidade perseguir tal realização por meio dos “materiais formativos”.

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Como Citar
NOGUEIRA, E. S. O SER HUMANO E SUA FORMAÇÃO PESSOAL EM EDITH STEIN: UM GESTO EMPÁTICO. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 29, n. 3, p. 552–563, 2020. DOI: 10.18224/frag.v29i3.7144. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/7144. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Emivaldo Silva Nogueira, Faculdade Araguaia - Goiânia

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza (2013), mestrado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2017). Doutorando em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - Bolsista CAPES - Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior - Pontificia Universidad Católica de Chile (2018-2019). Atualmente é professor conteudista da Faculdade Araguaia. Investigador do Centro de Investigación en Educación de la Universidad Bernardo O´Higgins, Santiago - Chile.

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