O QUINHÃO DA BANDA MARCIAL NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO CEPI-ISMAEL SILVA DE JESUS

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Aurélio Nogueira de Sousa
Maíry Aparecida Pereira Soares

Resumo

O presente artigo é uma reflexão sobre a relevância do ensino da Banda Marcial Cepi-Ismael Silva de Jesus para a formação dos alunos que a integram. O objeto, ora analisado, é componente curricular da Base Diversificada de Ensino e visa propiciar o desenvolvimento das diferentes linguagens, além de proporcionar a expressão e comunicação de ideias, a interpretação e a fruição de produções culturais. Trata-se de um estudo experimental aplicado no grupo de alunos que têm os primeiros contatos com a música por meio de métodos de ensino coletivo de instrumento musical “Tocar Junto” e “Da Capo”. A metodologia segue revisão de literatura, pesquisa de campo e análise de material didático. As primeiras conclusões sobre este estudo permitem inferir que o ensino da Banda corrobora para que os estudantes se tornem copartícipes da construção do seu próprio conhecimento, bem como do currículo escolar por meio de atividades que oportunizam uma visão crítica necessária ao desenvolvimento de sua vida social.

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Como Citar
SOUSA, A. N. de; SOARES, M. A. P. O QUINHÃO DA BANDA MARCIAL NA FORMAÇÃO DOS ALUNOS DO CEPI-ISMAEL SILVA DE JESUS. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 28, n. 4, p. 492–503, 2018. DOI: 10.18224/frag.v28i4.6891. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/6891. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Aurélio Nogueira de Sousa, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Educação Musical pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Música pela Universidade Federal de Goiás. Professor Música na Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás. Regente de banda e coordenador Técnico Artístico do Centro de Educação de Período Integral Ismael Silva de Jesus.

Maíry Aparecida Pereira Soares, Mestre em Educação pela PUC Goiás. Especialista em Língua Portuguesa: Ensino de Literatura Especialista em Letramento Informacional Graduada em Letras pela Universidade Federal de Goiás Professora na Escola de Governo Henrique Santillo/SEGPLAN-GO Estatutária da Secretaria de Educação do Estado de Goiás Coordenadora Geral da Escola de Tempo Integral Ismael Silva de Jesus

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Goiás (1998), graduação em Letras-Libras/ UFG, Especialização em Língua Portuguesa: Ensino de Literatura(2001), Especialização em Letramento Informacional (2015) e Mestrado em Educação pela PUC Goiás (2004). Atualmente é instrutora da Escola de Governo Henrique Santillo/SEGPLAN-GO. Estatutária da Secretaria de Educação do Estado de Goiás, atua como Coordenadora pedagógica Geral da Escola de Tempo Integral Ismael Silva de Jesus. Atuou como Tutora de área de Língua Portuguesa pela SEDUCE-GO e a distância pelo Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio no SisMédio. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e gestão escolar, atua principalmente nos seguintes temas: interação, leitura, Libras, leis, educação, formação de professores, leitor e texto e sobretudo Educação Inclusiva.

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