PARA UMA PSICANÁLISE, FENOMENOLOGIA E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS EM GASTON BACHELARD

Conteúdo do artigo principal

FÁBIO FERREIRA DE ALMEIDA
FERNANDO MACHADO

Resumo

Apresentaremos a crítica bachelardiana às imagens e valores subjetivos amalgamados ao conhecimento objetivo por meio de uma apropriação e aplicação do método psicanalítico ao campo das ciências. Para exemplificar esse tratamento psicanalítico do conhecimento científico, abordaremos um caso específico de obstáculo epistemológico presente na cultura científica que chamou a atenção de Bachelard até o fim de sua vida, trata-se dos valores projetados pela imagem do fogo que foi tema não só de seus estudos epistemológicos, mas também de suas análises literárias em sua fase noturna final. Posteriormente a esta análise inicial, buscaremos compreender de que modo a ciência contemporânea lançou um “novo olhar” sobre os fenômenos investigados (fenomenotécnico), sobretudo, a quântica e a microfísica, consolidando uma nova ontologia dos objetos tidos como infinitesimais, circunscrita a uma ruptura entre o conhecimento científico e senso comum, fazendo com que Bachelard reformulasse, inclusive, a própria noção de história das ciências como sendo descontínua.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DE ALMEIDA, F. F.; MACHADO, F. PARA UMA PSICANÁLISE, FENOMENOLOGIA E HISTÓRIA DAS CIÊNCIAS EM GASTON BACHELARD. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 27, n. 2, p. 178–192, 2017. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/5334. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

FÁBIO FERREIRA DE ALMEIDA, Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (1998), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (2001) e doutorado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2007) desenvolvido em co-tutel com a Université de Bourgogne - França. Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás.

Bacharel em Música pela Universidade Federal de Goiás (EMAC-UFG); Mestrando em Filosofia pela Universidade Federal de Goiás (FAFIL-UFG).

FERNANDO MACHADO, UFG

Mestrando em Filosofia (UFG). Bacharel em Música (UFG).