FUNÇÃO DA ESCOLA: UMA REFLEXÃO DIALÓGICA<p>SCHOOL FUNCTION: A DIALOGICAL REFLECTION

Conteúdo do artigo principal

MARIA CRISTINA DAS GRAÇAS DUTRA MESQUITA
MARIA ESPERANÇA FERNANDES CARNEIRO
LÚCIA HELENA RINCON AFONSO

Resumo

Neste artigo busca-se realizar algumas reflexões sobre a função da escola, motivadas pelas palavras de Bachelard (1996), quando este afirma que “Só há ciência se a Escola for permanente. É essa escola que a ciência deve fundar. Então, os interesses sociais estarão definitivamente invertidos; a Sociedade será feita para a Escola e não a Escola para a Sociedade” (p.309-310). Em um exercício dialógico, trazemos as contribuições de Comenius, por meio de sua obra a Didática Magna e Rousseau, com Emílio ou Da Educação, que terão como interlocutor Bachelard a partir de suas reflexões em A Formação do Espírito Científico. O texto aborda a concepção de escola, sua inserção na sociedade segundo Michel Foucault em Vigiar e Punir (2004). Pretendemos que nossa reflexão nos possibilite verificar se a escola na modernidade está a serviço dos interesses sociais de forma que se submeta ao comando da sociedade ou se a sociedade é que se verga aos pressupostos e direcionamentos da Escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MESQUITA, M. C. D. G. D.; CARNEIRO, M. E. F.; AFONSO, L. H. R. FUNÇÃO DA ESCOLA: UMA REFLEXÃO DIALÓGICA<p>SCHOOL FUNCTION: A DIALOGICAL REFLECTION. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 27, n. 2, p. 167–177, 2017. DOI: 10.18224/frag.v27i2.5050. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/5050. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

MARIA CRISTINA DAS GRAÇAS DUTRA MESQUITA, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO.

Doutora em Educação pela PUC/GO. Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da PUC/GO.

MARIA ESPERANÇA FERNANDES CARNEIRO, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO.

Doutora em Educação pela PUC Goiás. Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da PUC Goiás.

LÚCIA HELENA RINCON AFONSO, Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/GO.

Doutora em Educação pela UNESP. Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação da PUC/GO.