FUNÇÃO DA ESCOLA: UMA REFLEXÃO DIALÓGICA<p>SCHOOL FUNCTION: A DIALOGICAL REFLECTION
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo busca-se realizar algumas reflexões sobre a função da escola, motivadas pelas palavras de Bachelard (1996), quando este afirma que “Só há ciência se a Escola for permanente. É essa escola que a ciência deve fundar. Então, os interesses sociais estarão definitivamente invertidos; a Sociedade será feita para a Escola e não a Escola para a Sociedade” (p.309-310). Em um exercício dialógico, trazemos as contribuições de Comenius, por meio de sua obra a Didática Magna e Rousseau, com Emílio ou Da Educação, que terão como interlocutor Bachelard a partir de suas reflexões em A Formação do Espírito Científico. O texto aborda a concepção de escola, sua inserção na sociedade segundo Michel Foucault em Vigiar e Punir (2004). Pretendemos que nossa reflexão nos possibilite verificar se a escola na modernidade está a serviço dos interesses sociais de forma que se submeta ao comando da sociedade ou se a sociedade é que se verga aos pressupostos e direcionamentos da Escola.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
MESQUITA, M. C. D. G. D.; CARNEIRO, M. E. F.; AFONSO, L. H. R. FUNÇÃO DA ESCOLA: UMA REFLEXÃO DIALÓGICA<p>SCHOOL FUNCTION: A DIALOGICAL REFLECTION. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 27, n. 2, p. 167–177, 2017. DOI: 10.18224/frag.v27i2.5050. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/5050. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Submeto(emos) este texto original e inédito, de minha(nossa) autoria, à avaliação de Fragmentos de Cultura, e concordo(amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora da PUC Goiás, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Fragmentos de Cultura. Declaro(amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o(s) autor(es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço(Reconhecemos) ainda que Fragmentos de Cultura está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL