MÚSICA E RITUALIDADE NA TRADIÇÃO BÍBLICO-CRISTÃ: SALMOS E CÂNTICOS DE ONTEM E DE HOJE

Conteúdo do artigo principal

Mariosan de Sousa Marques
José Reinaldo Felipe Martins Filho

Resumo

Na medida em que discute temas como música e ritualidade sob o ângulo da tradição cristã, este artigo se estabelece no ponto de confluência entre áreas como a história, as artes, a cultura e a religião. Isso porque a fim de delinear o horizonte de sentidos ao redor do qual a temática é desenvolvida, recorre a certos conceitos e/ou termos nucleares oriundos destas searas, assegurando, à pesquisa que se enreda, uma metodologia cujo acento é predominantemente interdisciplinar. A abordagem dos salmos e cânticos do cristianismo primitivo firma-se, porquanto, como a chave de acesso para o aprofundamento de nossa compreensão sobre um dos períodos mais ricos e dinâmicos da história da música ocidental; isso para não dizer da cultura do Ocidente como um todo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MARQUES, M. de S.; FILHO, J. R. F. M. MÚSICA E RITUALIDADE NA TRADIÇÃO BÍBLICO-CRISTÃ: SALMOS E CÂNTICOS DE ONTEM E DE HOJE. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 26, n. 4, p. 607–619, 2016. DOI: 10.18224/frag.v26i4.4799. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/4799. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Mariosan de Sousa Marques, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Mestre em Exegese Bíblica pelo Institutum Biblicum de Roma. Especialista em Docência no Ensino Superior. Graduado em Teologia e em Filosofia.

José Reinaldo Felipe Martins Filho, Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG)

Doutorando em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Mestre em Filosofia (2014) e em Música (2016), ambos pela Universidade Federal de Goiás. Graduado em Filosofia e em Teologia.