REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS: UM PANORAMA METODOLÓGICO DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM E ANÁLISE DO DISCURSO

Conteúdo do artigo principal

Messias Francisco Silva
Nilsa Brito Ribeiro

Resumo

O presente artigo busca fazer uma reflexão epistemológica da Filosofia da Linguagem, a partir de sua estrutura lógica, a Análise do Discurso, por meio da sua compreensão dos sentidos e formação ideológica presente em um discurso. O objetivo é mostrar uma abordagem metodológica que seja capaz de compreender a linguagem em seu uso prático.

PALAVRAS-CHAVES: Filosofia da Linguagem. Análise de discurso. Ideologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, M. F.; RIBEIRO, N. B. REFLEXÕES EPISTEMOLÓGICAS: UM PANORAMA METODOLÓGICO DA FILOSOFIA DA LINGUAGEM E ANÁLISE DO DISCURSO. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 26, n. 3, p. 477–486, 2016. DOI: 10.18224/frag.v26i3.4421. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/4421. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Messias Francisco Silva, UNIFESSPA

Mestre em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia pelo Programa de Pós-graduação em Dinâmicas Territoriais e Sociedade na Amazônia (PDTSA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA). Graduado em Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Católica de Goiás.

Nilsa Brito Ribeiro, UNIFESSPA

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas. Professora no PDTSA da UNIFESSPA.