O ÚLTIMO NARRADOR: OS CAUSOS DE GERALDINHO E OS SABERES POPULARES EM GOIÁS

Conteúdo do artigo principal

Eliézer Cardoso de Oliveira
Carolina do castro Carmo

Resumo

Esta pesquisa visou estudar os saberes populares em Goiás, a partir do estudo das produções culturais de Geraldo Policiano Nogueira, o Geraldinho. A hipótese básica dessa pesquisa é que os causos de Geraldinho não são apenas um espetáculo de humor, mas também manifestações da cultura popular rural. São ritos populares, assim como os provérbios, as modinhas, as festas religiosas, os carros de boi. Esses causos são mecanismos de acesso às práticas e representações da cultura popular rural em Goiás, possuindo características estéticas ?grotescas (principalmente relacionadas às funções corporais, à sexualidade e devoção religiosa).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
OLIVEIRA, E. C. de; CARMO, C. do castro. O ÚLTIMO NARRADOR: OS CAUSOS DE GERALDINHO E OS SABERES POPULARES EM GOIÁS. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 26, n. 3, p. 415–426, 2016. DOI: 10.18224/frag.v26i3.4124. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/4124. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Eliézer Cardoso de Oliveira

Professor do Curso de História e do Mestrado em Território e Expressões Culturais do Cerrado, da Universidade Estadual de Goiás, em Anápolis. Autor dos livros: História Cultural de Goiânia (Alternativa, 1998) A estética da catástrofe (Puc-Go, 2008), Chacinas, Combates & Massacres (Puc, 2012).

Carolina do castro Carmo

Mestre em História pela UFG.