Desenvolvimento de uma Medida para Avaliação de Pesonalidade Baseado no Modelo "Big Five"

Conteúdo do artigo principal

Renata S. R. Tomaz
Daniela S. Zanini
Margareth Regina R. B. de Faria

Resumo

Resumo: este artigo teve como objetivo construir e validar uma medida que aferisse o perfil de personalidade de moradores de Goiânia. O estudo foi realizado na Clínica Escola Vida e contou 237 sujeitos. Os dados foram submetidos análise de PC (Principal Components) com rotação varimax, revelou dois fatores responsáveis pela personalidade. O primeiro fator refere-se ao componente extroversão (7 itens), explicando o índice de variabilidade; o segundo diz respeito ao neuroticismo (5 itens) que explica a variância. Esta versão do Big Five resultou em dois fatores extroversão e neuroticismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
TOMAZ, R. S. R.; ZANINI, D. S.; DE FARIA, M. R. R. B. Desenvolvimento de uma Medida para Avaliação de Pesonalidade Baseado no Modelo "Big Five". Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 23, n. 4, p. 507–514, 2013. DOI: 10.18224/frag.v23i4.2977. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/2977. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Renata S. R. Tomaz, ALFA

Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade Católica de Goiás. Professor de Psicologia na PUC Goiás e na ALFA.

Daniela S. Zanini, PUC Goiás

Pós-Doutora em Psicologia da Saúde pela Universidade de Barcelona. Professora no Programa de PósGraduação Stricto Sensu de Psicologia da PUC Goiás.

Margareth Regina R. B. de Faria, ALFA

Mestre em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás. Professor de Psicologia na PUC Goiás e na ALFA