Comportamento do Consumidor: uma introdução ao Behavioral Perspective Model (BPM)

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Lauro Eugênio Eugênio Guimarães Nalini
Michel de Melo Cardoso
Sinthia Rodrigues Cunha

Resumo

Resumo: conhecimento psicológico tem sido aplicado ao estudo do comportamento do consumidor. Vários modelos teóricos coexistem, embasados nas principais abordagens epistemológicas da área. A elaboração apresenta os conceitos do Behavioral Perspective Model (BPM): cenário do comportamento do consumidor, história de aprendizagem do consumidor, reforço e punição utilitários, reforço e punição informativos. A noção “operantes de consumo” permite verificar o potencial do modelo para aplicações tecnológicas em marketing.

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Como Citar
NALINI, L. E. E. G.; CARDOSO, M. de M.; CUNHA, S. R. Comportamento do Consumidor: uma introdução ao Behavioral Perspective Model (BPM). Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 23, n. 4, p. 489–505, 2013. DOI: 10.18224/frag.v23i4.2976. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/2976. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Lauro Eugênio Eugênio Guimarães Nalini, PUC Goiás

Doutor em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Professor no Departamento de Psicologia e no Programa de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Coordenador da Rede de Pesquisa em Comportamento e Cognição do Consumidor da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).

Michel de Melo Cardoso, PUC Goiás

Graduado em Administração em Turismo e Mestre em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Coordenador e professor do curso de Administração do Instituto Superior de Educação Padrão.

Sinthia Rodrigues Cunha

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas). Mestranda em Psicologia no Programa de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da PUC Goiás.