JUVENTUDE ENCARCERADA NO BRASIL: ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE E OFERTA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR

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Lucas Lourenço Silva

Resumo

Este artigo apresenta uma análise das políticas para a educação escolar da juventude encarcerada nos espaços de privação de liberdade no País. O objetivo geral é compreender o contexto em que estão inseridos os jovens encarcerados em vista das políticas públicas para a oferta de educação escolar nas prisões. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza quali-quantitativa. Apresentam-se levantamentos de dados sobre o perfil da juventude encarcerada no Brasil, os contextos de exclusão social e baixa escolarização anteriores ao aprisionamento e as dificuldades de alcançar avanços na escolarização dentro das prisões. Dentre os resultados, identifica-se que no Brasil apenas 1 em cada 8 presos participa de atividades educacionais, representando 10,58%; e apenas 9,6% em ensino escolar. Identifica-se um distanciamento entre a legislação brasileira e a sua implementação nos espaços de privação de liberdade, bem como as fragilidades das políticas até então adotadas.

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Como Citar
SILVA, L. L. JUVENTUDE ENCARCERADA NO BRASIL: ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE E OFERTA DE EDUCAÇÃO ESCOLAR. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 29, n. 3, p. 385–398, 2020. DOI: 10.18224/frag.v29i3.7771. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/7771. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Lucas Lourenço Silva, Universidade Federal de Goiás- Programa de Pós-graduação em Educação (doutorado)- UFG

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2017). Especialista em Metodologia do Ensino Fundamental e em Educação para a Diversidade (UFG). Possui licenciatura em Ciências com habilitação plena em Matemática e bacharelado em Direito. Atualmente é professor/coordenador em Matemática e em Ciências, pela Secretaria Estadual de Educação de Goiás e professor pela Prefeitura Municipal de Alexânia-GO. Tem experiência em regência de classe e em coordenação pedagógica, com projetos voltados para a inclusão social e ações para as minorias. No curso de Mestrado, desenvolveu uma pesquisa voltada para a educação no Sistema Prisional. Atualmente está desenvolvendo uma pesquisa sobre a Educação de Jovens e Adultos em situação de restrição ou privação de liberdade.

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