O OBSERVADOR NO ESTUDO DAS RELIGIÕES: A ETNOGRAFIA ENTRE GEERTZ E GOLDMAN

Conteúdo do artigo principal

Vicente Gregório de Sousa Filho
Ariel Miranda Silva
Antonio Michel de Jesus de Oliveira Miranda
Geisa Hupp Fernandes Lacerda
Jackson Gomes de Rezende
Edeson dos Anjos Silva

Resumo

O artigo procura analisar a maneira do cientista da religião lidar no contato com as expressões religiosas. Acredita-se que o fazer antropológico agrega às ciências das religiões, sobretudo por sua formação histórica. A antropologia passou das concepções evolucionistas do homem aos trabalhos onde o próprio pesquisador se põe em contato com o outro. Isso exigiu seu aprimoramento na relação observador/observado. Assim, este trabalho conta com as contribuições das obras de Geertz e Goldman. Por evocar um amplo horizonte metodológico, a pesquisa em ciências das religiões pode absorver das demais disciplinas aprendizados significativos. A antropologia oferece aos estudos de religião um método de pesquisa que trata os envolvidos de forma igualitária e exige do pesquisador considerar o observado não como objeto, mas sim como um ser humano. Participar das rezas, dos cânticos, dos batuques e partilhar de experiências sobrenaturais permite captar o sentido de determinado sistema de crenças para o sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
FILHO, V. G. de S.; SILVA, A. M.; MIRANDA, A. M. de J. de O.; LACERDA, G. H. F.; REZENDE, J. G. de; SILVA, E. dos A. O OBSERVADOR NO ESTUDO DAS RELIGIÕES: A ETNOGRAFIA ENTRE GEERTZ E GOLDMAN. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 29, n. 3, p. 528–536, 2020. DOI: 10.18224/frag.v29i3.7214. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/7214. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Vicente Gregório de Sousa Filho, Faculdades EST. Professor D.E. IFMA.

Doutor em Teologia - Religião e educação-FACULDADES EST (2017), Doutor em Educação - UNIVERSIDAD DEL NORTE (2007), Mestre em Educação- IPLAC (2001), Mestre em Teologia - Aconselhamento Pastoral-FACULDADES EST-RS (2011). Formação superior em Filosofia (UECE), Teologia(EST), Pedagogia(FAERPI) e Letras português (INSTITUTO ELVIRA DAYRELL). Atualmente é professor efetivo EBTT do INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO DO MARANHÃO-IFMA da área de Filosofia no campus de Coelho Neto-MA.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teologia, Filosofia, Adolescência, Ética e Educação sexual. É membro da Academia Parnaibana de Letras.

Ariel Miranda Silva, FUV- Faculdade Unida de Vitória - ES; Polícia Militar do Estado do Espírito Santo

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, atuando principalmente nos seguintes temas: religião e cristianismo.

Antonio Michel de Jesus de Oliveira Miranda, FUV – ES. Professor Bolsista – NEAD/UESPI; Professor Ed. Básica – SEMED – Tutoia - MA; SEMED – Buriti dos Lopes-PI

Mestrando em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória. Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Piauiense. Graduação em Geografia pela FIAR. Especialista em Docência do Ensino Superior. Especialista em Libras e Braille. Atualmente é professor visitante da disciplina filosofia 1 e filosofia 2 da FACULDADE ENTRE RIOS DO PIAUÍ, polo Parnaíba. Tutor a distância da disciplina Libras NEAD/UESPI. Professor do ensino fundamental da PREFEITURA MUNICIPAL DE BURITI DOS LOPES - PI e professor do ensino fundamental da PREFEITURA MUNICIPAL DE TUTOIA - MA. , atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino religioso, educação inclusiva, direitos humanos, políticas públicas e diversidade.

Geisa Hupp Fernandes Lacerda, FUV – ES. Professora de Pedagogia - UNESC, Serra campus II.

Formada em Magistério na Escola de Ensino Médio ?Guarapari"(1999), graduada em Pedagogia na Faculdade Vitoriana (2005), Especialização em Alfabetização em Educação Infantil e Séries Iniciais Faculdade Brasileira (2011). Atuação como Professora de Educação Infantil (2000- 2002), Professora de Ensino Fundamental (2002-2003) Município de Guarapari- ES. Professora substituta na Universidade Federal do Espirito Santo UFES (2009/01- 2009-02), Professora no Centro de Ensino Superior Fabra desde 2009 -2015. Atuou como Supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do Centro de Ensino Superior FABRA vinculada a CAPES no projeto ?Iniciação à Docência no contexto da Pedagogia e da Educação Especial: Estudos e Casos?, no período de 2014 a 2016. Atualmente atuo como docente no Centro Universitário Capixaba - Unesc no curso de licenciatura plena de Pedagogia, mestranda do Programa de pós-graduação stricto sensu mestrado profissional em ciências das religiões- Faculdade Unida de Vitória.

Jackson Gomes de Rezende, professor EBTT do Instituto Federal Fluminense FUV- Faculdade Unida de Vitória - ES

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Salgado de Oliveira (2007). Atualmente é professor EBTT do Instituto Federal Fluminense. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar. Especialista em Biomecânica e Cinesiologia do Movimento. Mestrando em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória.

Edeson dos Anjos Silva, FUV – ES. Docente do Colégio SEC. Docente da rede Estadual de Ensino

Mestrando em Ciências das Religiões pela Faculdade Unida de Vitória onde pesquisa a relação entre Educação, Gênero e Religião. Especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdades Integradas Padre Humberto. Especialista em Metodologia de Física e Matemática pela Universidade Cândido Mendes . Especializando em Metodologia de Biologia e Química pela Universidade Cândido Mendes . Especializando em Filosofia e Sociologia pela mesma Instituição. Licenciado em Matemática - Faculdades Integradas Padre Humberto (2005) e Licenciatura em Ciências - Faculdades Integradas Padre Humberto (2005). Atuou como tutor no Curso de Formação Continuada para professores de matemática do Estado do Rio de Janeiro e no curso de Pós Graduação Lato Sensu em Gestão de Educação a distancia - UFF/Ead. Atualmente é professor da rede pública e particular, onde atua no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Tem interesse nas seguintes temáticas: Educação; Ensino; Inclusão; Gênero; Religião.

Referências

ENGLER, Steven; STAUSBERG, Michael. Metodologia em Ciência da Religião. In: PASSOS, João D.; USARSKI, Frank (org.). Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas, 2013. p. 63-74.

GEERTZ, Clifford. Obras e vidas: o antropólogo como autor. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005.

GOLDMAN, Marcio. Os tambores dos mortos e os tambores dos vivos: etnografia, antropologia e política em Ilhéus, Bahia. Revista de Antropologia, São Paulo, v. 46, n. 2, p. 445-476, 2003.

GUERRIERO, Silas. Antropologia da religião. In: PASSOS, João D.; USARSKI, Frank (org.). Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas, 2013. p. 243-256.

LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2005.

MARCUS, George. Identidades passadas, presentes e emergentes: requisitos para etnografias sobre a modernidade no final do século XX ao nível mundial. Revista de Antropologia, São Paulo: USP, n. 34, p. 197-221, 1991.

LAPLANTINE, François. Aprender antropologia. São Paulo: Brasiliense, 2005.

WIRTH, Lauri Emílio. Religião e epistemologias pós-coloniais. In: Passos, João D.; USARSKI, Frank (org.). Compêndio de Ciência da Religião. São Paulo: Paulinas, 2013. p. 129-142.