A Filosofia no Ensino Secundário em Portugal: tradição, modernidade e pós-modernidade

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João Boavida
Anne Schippling

Resumo

Procuramos fazer uma síntese da evolução do ensino da filosofia em Portugal desde o século XVI até ao presente. Analisando os programas tentámos reflectir a constante luta entre tradição e modernidade, a qual implica mudanças significativas ao nível pedagógico. Na transição da modernidade para a pós-modernidade, a pluralidade de aspectos tradicionais e progressistas no ensino da filosofia, torna-se radical, provocando desorientação. Chamamos a atenção para a necessidade de consciencializar a vivência pós-moderna, os seus perigos, referindo o contributo positivo que o ensino da Filosofia pode proporcionar.

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Como Citar
BOAVIDA, J.; SCHIPPLING, A. A Filosofia no Ensino Secundário em Portugal: tradição, modernidade e pós-modernidade. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 18, n. 4, p. 571–589, 2009. DOI: 10.18224/frag.v18i4.708. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/708. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles