REDE COLETIVA: CULTURA LOCAL COMO INSTRUMENTO DE CAPACITAÇÃO DE JOVENS NA ROCINHA

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Daniela Jacques Jacques
Silvia Borges Corrêa

Resumo

Resumo: Este artigo tem por objetivo descrever e analisar como os jovens moradores de uma favela situada no Rio de Janeiro - a Rocinha, popularmente conhecida como “a maior favela do Brasil”, vivenciam a cultura e os espaços relacionados à arte, à gastronomia e à música. Esses jovens compartilham uma identidade por serem moradores da Rocinha e a expressam nas suas produções culturais elaboradas no contexto da Rede Coletiva. Com base em um marco teórico fundamentado na antropologia e na economia criativa, o artigo contextualiza a importância da cultura na Rocinha, e traz como exemplo a Rede Coletiva da Rocinha, organização social criada por jovens moradores, que tem como principal objetivo produzir projetos culturais, e ao mesmo tempo capacitar outros jovens, também moradores do local, em novas habilidades ligadas, por exemplo, ao grafite, ao audiovisual, à dança, ao teatro, entre outros, valorizando a identidade local e a vivência na Rocinha.

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Como Citar
JACQUES, D. J.; CORRÊA, S. B. REDE COLETIVA: CULTURA LOCAL COMO INSTRUMENTO DE CAPACITAÇÃO DE JOVENS NA ROCINHA. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 29, n. 1, p. 110–119, 2019. DOI: 10.18224/frag.v29i1.6912. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/6912. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Daniela Jacques Jacques, Escola Superior de Propaganda e Marketing- ESPM

Doutora e mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Defensora Pública Federal. Professora de Direito Civil IMED. Pesquisadora membro do grupo de pesquisa Mercosul, Direito do Consumidor e Globalização da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Silvia Borges Corrêa, Escola Superior de Propaganda e Marketing- ESPM Rio.

Doutora e mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é professora titular e pesquisadora (em regime de tempo integral) da ESPM Rio - Escola Superior de Propaganda e Marketing, onde ministra disciplinas nos cursos de graduação de Publicidade/Propaganda, de Jornalismo e de Administração, e no Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa. Lidera o grupo de pesquisa Consumo e Sociabilidades e é pesquisadora do grupo Economia Criativa, Desenvolvimento e Território, ambos registrados no CNPq.

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