Jovens de Terreiros e os Saberes da Mata nas Rodas de Conversas: os sentidos que as jovens atribuem às ervas
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Resumo
Resumo: este artigo objetiva apresentar uma discussão acerca da relação existente entre as práticas ritualísticas de cura com a natureza e os valores que os jovens de terreiros expressam
ao lidarem com os ensinamentos de sua religião. A investigação parte do entendimento de que a juventude não é apenas uma categoria parametrizada por uma faixa etária, mas um grupo
social que estabelece diferentes relações entre o mundo objetivo e subjetivo e que a religião é um dos espaços importantes para a compreensão da condição juvenil e o respeito que os jovens têm
pela natureza ao utilizarem esta paisagem natural como local de culto e também de práticas rituais. Assim, a pesquisa prima por uma investigação para o conhecimento do valor atribuído às folhas sagradas empregadas no contexto desta religião, bem como sua importância nos rituais.
Palavras-chave: Jovens. Rituais. Folhas sagradas. Cultos africanos.
ao lidarem com os ensinamentos de sua religião. A investigação parte do entendimento de que a juventude não é apenas uma categoria parametrizada por uma faixa etária, mas um grupo
social que estabelece diferentes relações entre o mundo objetivo e subjetivo e que a religião é um dos espaços importantes para a compreensão da condição juvenil e o respeito que os jovens têm
pela natureza ao utilizarem esta paisagem natural como local de culto e também de práticas rituais. Assim, a pesquisa prima por uma investigação para o conhecimento do valor atribuído às folhas sagradas empregadas no contexto desta religião, bem como sua importância nos rituais.
Palavras-chave: Jovens. Rituais. Folhas sagradas. Cultos africanos.
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Como Citar
CASTRO, C. M. de J.; CAVALCANTE, C. V. Jovens de Terreiros e os Saberes da Mata nas Rodas de Conversas: os sentidos que as jovens atribuem às ervas. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 26, n. 2, p. 239–247, 2016. DOI: 10.18224/frag.v26i2.4898. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/4898. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Dossiê / Dossier
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