A ARTE TARDO ANTIGA: IMAGENS DA "DOR DE VIVER" EM RETRATOS FEMININOS NA ICONOGRAFIA CRISTÃ? (SÃ?C. IV-V D.C.)
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Resumo
Resumo: a análise histórica e religiosa da iconografia cristã permite explorar de forma dialética as várias maneiras nas quais a mensagem da nova religião foi apreciada. O foco nas caracterÃsticas do significado simbólico das pinturas localizadas nas catacumbas cristãs
possibilita analisar em profundidade a nossa concepção da arte como linguagem convencional, simbólica e imediatamente compreensÃvel. Em uma tentativa de tratar um dos elementos deste património iconográfico como â??pars pro totoâ??, nosso estudo focará retratos do sexo feminino a
partir de um ângulo histórico e simbólico.
Palavras-chave: Iconografia Cristã. Catacumbas romanas. Mulheres cristãs. Antiguidade Tardia
possibilita analisar em profundidade a nossa concepção da arte como linguagem convencional, simbólica e imediatamente compreensÃvel. Em uma tentativa de tratar um dos elementos deste património iconográfico como â??pars pro totoâ??, nosso estudo focará retratos do sexo feminino a
partir de um ângulo histórico e simbólico.
Palavras-chave: Iconografia Cristã. Catacumbas romanas. Mulheres cristãs. Antiguidade Tardia
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Como Citar
SIQUEIRA, S. M. A ARTE TARDO ANTIGA: IMAGENS DA "DOR DE VIVER" EM RETRATOS FEMININOS NA ICONOGRAFIA CRISTÃ? (SÃ?C. IV-V D.C.). Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 25, n. 4, p. 515–525, 2015. DOI: 10.18224/frag.v25i4.4391. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/4391. Acesso em: 28 mar. 2024.
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Artigos / Articles
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