Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas

Conteúdo da capa - Fragmentos

A revista Fragmentos de Cultura é um periódico trimestral da PUC Goiás, vinculado especificamente à Escola de Formação de Professores e Humanidades, e do Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (Ifiteg) que privilegia, na grande área das ciências humanas, as áreas de Teologia/Ciências da Religião, Filosofia e Sociologia, bem como áreas afins, para divulgar produções científicas e estabelecer intercâmbio científico com outras instituições locais, nacionais e internacionais.

Fragmentos de Cultura is a quarterly journal of PUC Goiás, linked to the School of Teacher Training and Humanities and to the Institute of Philosophy and Theology of Goiás (IFITEG). Within the broad area of human sciences, it gives priority to Theology/Religious Sciences, Philosophy, Sociology, and related areas, to publicize scientific production and to establish scientific exchange with other local, national and international institutions.


Próximas Edições:

Coordenação:
Dr. Ivan Vieira (PUC Goiás & PPGIPC/FCS/UFG)
Dra. Carolina Kesser Barcellos Dias (UFPel)
Dra. Semíramis Corsi Silva (UFSM)

Dossiê temático: Performances na Antiguidade: Narrativas, Práticas & Materialidade

Os estudos no campo das Performances Culturais são relativamente novos nas Universidades. Primeiro surgiram nos Estados Unidos, após 1960, e então se espalharam para outros países, especialmente na década de 1980. Mais recentemente, o campo chegou às Universidades Brasileiras, onde o interesse principal se manteve nas manifestações artísticas e culturais em peças de teatro, festividades e rituais, sob a influência de autores como Victor Turner, Richard Schechner e Diana Taylor. Pesquisas nestes assuntos são comuns nos Departamentos de Arte e Antropologia, mas ainda não se popularizaram entre nossos antiquistas. Nos Departamentos de Estudos Clássicos dos EUA, Gregory Nagy, Eva Marie Stehle, Richard P. Martin e Barbara Kowalzig demonstram que a perspectiva das Performances Culturais oferece nova luz ao estudo das fontes antigas, fornecendo boas ferramentas analíticas nas investigações sobre narrativas, discursos e práticas a partir da documentação clássica, tanto nos documentos escritos quanto na cultura material. Nos últimos anos, o tema da performance também tem adentrado nos Estudos de Gênero, especialmente com a proposta de Judith Butler em torno do conceito de performances de gênero. Diante disso, o objetivo desse Dossiê é congregar textos que abordam temas em torno do conceito de performance em suas amplas possibilidades no campo dos estudos sobre a Antiguidade.

Período: 15 de fevereiro de 2020.

Thematical Dossier: Performances in Antiquity: Narratives, Practices & Materiality

Studies in the field of Cultural Performances is relatively recent in Universities. It first emerged in the United States, after 1960, then it was widespread to other countries, especially during the 1980’s. Most recently, the field has arrived in Brazil Universities, where the main interests have been artistic and cultural manifestations in plays, festivities, and rituals, under the influence of Victor Turner, Richard Schechner, and Diana Taylor. Researches on these subjects are common in the Departments of Art and Anthropology, but not popular yet amongst classical scholars. At the Classical Departments of the USA, Gregory Nagy, Eva Marie Stehle, Richard P. Martin and Barbara Kowalzig demonstrate that the perspective of Cultural Performances can cast new light over the ancient sources and provide good analythical tools to inquiries about narratives, discourses, and practices on classical documentation, either in the written documents as of the material culture. In recent years, the theme of performances has entered the Gender Studies, especially with Judith Butler’s proposition around the concept of gender performativity. Thefore, this Dossier’s aim is to congregate texts that approach themes on the concept of performance in its broad possibilities upon the study field of Antiquity.

Deadline: February 15th, 2020.

Dosier Temático: Performances en la Antiguidad: Narrativas, Prácticas & Materialidad

Los estudios en el campo de las Performances Culturales son relativamente nuevos en las Universidades. Surgieron primero en los Estados Unidos, después del año 1960, y después se extendieron a otros países, especialmente en la década de 1980. Más recientemente, el campo llegó a las Universidades Brasileñas, donde principalmente el interés se mantuvo en las manifestaciones artísticas y culturales en piezas de teatro, festividades y rituales, bajo la influencia de autores como Victor Turner, Richard Schechner y Diana Taylor. Las investigaciones en estos asuntos son comunes en los Departamentos de Arte y Antropología, pero aún no se han popularizado entre nuestros los partidarios de la conservación de la literatura y arte del pasado. En los Departamentos de Estudios Clásicos de los Estados Unidos, Gregory Nagy, Eva Marie Stehle, Richard P. Martin y Bárbara Kowalzig demuestran que la perspectiva de las Performances Culturales ofrece nueva luz al estudio de las fuentes antiguas, proporcionando buenas herramientas analíticas en las investigaciones sobre las narrativas, discursos y prácticas a partir de la documentación clásica, tanto en los documentos escritos cuanto en la cultura material. En los últimos años, el tema de la performance también ha entrado en los Estudios de Género, especialmente con la propuesta de Judith Butler en torno al concepto de performances de género. Por eso, el objetivo de este Dossier es reunir textos que abordan temas en torno al concepto de performance en sus más amplias posibilidades en el campo de los estudios sobre la antigüedad.

Período para envío: 15 de febrero de 2020

Coordenação:
Prof. Dr. Divino de Jesus da Silva Rodrigues (PUC Goiás)

Dossiê temático: Juventudes: Sociedade, Educação e Cultura II

Apresentar estudos sobre as juventudes, seus processos constitutivos e históricos. Concepções psicossociais, socioeducacionais e socioeconômico, suas culturas, mundo do trabalho, protagonismo juvenil e instituições formativas.

Período para envio: até 15 de abril de 2020.

Thematical Dossier: Youths: Society, Education and Culture II

To present studies on the youths, their constitutive and historical processes. Psychosocial, socio-educational and socioeconomic conceptions, their cultures, work world, youth protagonism and formative institutions.

Period for sending: April 15 th , 2020.

Dosier Temático: Juventud: Sociedad, Educación Y Cultura II

Presentar estudios sobre las juventudes, sus procesos constitutivos e históricos. Concepciones psicosociales, socioeducativas y socioeconómicas, sus culturas, mundo del trabajo, protagonismo juvenil e instituciones formativas.

Período de envío: 15 de abril de 2020.


v. 29, n. 3 (2019)


Capa da revista
Capa: Edifício abandonado com grafite
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