Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas

Conteúdo da capa - Fragmentos

A revista Fragmentos de Cultura é um periódico trimestral da PUC Goiás, vinculado especificamente à Escola de Formação de Professores e Humanidades, e do Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (Ifiteg) que privilegia, na grande área das ciências humanas, as áreas de Teologia/Ciências da Religião, Filosofia e Sociologia, bem como áreas afins, para divulgar produções científicas e estabelecer intercâmbio científico com outras instituições locais, nacionais e internacionais.

Fragmentos de Cultura is a quarterly journal of PUC Goiás, linked to the School of Teacher Training and Humanities and to the Institute of Philosophy and Theology of Goiás (IFITEG). Within the broad area of human sciences, it gives priority to Theology/Religious Sciences, Philosophy, Sociology, and related areas, to publicize scientific production and to establish scientific exchange with other local, national and international institutions.


CHAMADAS PARA SUBMISSÃO

Próximas Edições:

Coordenação:
Ma. Návia Regina Ribeiro da Costa - PUC Goiás
Dr. Joel Antônio Ferreira - PUC Goiás

Dossiê temático: Compromissos da Cátedra da Unesco na PUC Goiás com o Pacto Educativo Global e com a Educação como Prática da Liberdade

Em 15 de outubro de 2020, completa-se um ano do lançamento mundial do Pacto Educativo Global, por meio digital em razão da pandemia da Covid 19. Esse Pacto convida-nos a pensar o mundo como Aldeia de Educação, centrado em um projeto de longo prazo, que se fundamenta em três objetivos relacionados à ‘coragem de colocar no centro a pessoa; de investir as melhores energias com criatividade e responsabilidade; e de formar pessoas disponíveis para se colocarem a serviço da comunidade’. E, a pouco menos de um mês de se completar um ano de lançamento do Pacto Educativo Global, em 16 de setembro de 2021, comemoram-se os 100 anos de Paulo Freire, patrono da Educação brasileira, que a entende como um projeto de emancipação humana, em que a pessoa não assuma somente o lugar de paciente, mas de agente de transformação, de forma crítica e inventiva. Desse modo, há profundas ressonâncias entre os projetos de Educação e, com o fim de viabilizar o debate, por meio da socialização de conhecimentos quanto às ações desenvolvidas para assegurar a continuidade do ato educativo que coloque a pessoa no centro, com princípios de solidariedade, criatividade e responsabilidade, e como prática da liberdade, este dossiê é uma iniciativa da Cátedra da Unesco na PUC Goiás em apoio a tais projetos educativos. Desse modo, recebe contribuições sobre experiências afirmativas e emancipadoras da educação; sobre a continuidade da educação formal em tempos de pandemia, com suas limitações, descobertas, fracassos e êxitos etc.

Período: 15 de novembro de 2021.

Thematical Dossier: The commitments of the UNESCO Chair in PUC Goiás on the Global Educational Pact and on the Education as Practice of Liberty

On October 15th of 2020, the first anniversary of the Global Educational Pact that was sealed through a digital way due to the Covid 19 pandemic is celebrated. This Pact invites us to think about the world as an Educational Village centered in a long-term project, that is based on three goals, related to: the bravery of putting an individual in the center; investing the best energies with creativity and responsibility; and forming people who are willing to offer themselves to the community service. In less than a month for the one-year anniversary of the Pact, on September 16th is celebrated the 100th birthday of Paulo Freire, patron of the Brazilian education, who understood it as a human emancipation project, in which the individual doesn’t only take part as a patient but also as the executer of the transformation, in a critical and inventive way. Therefore, there are resonances between the education projects, and with the intention of enabling the debate through the socialization of knowledges corresponding to the developed actions to reinforce the continuance of the educative act centered in the individual, with principles as solidarity, creativity, and responsibility, and as an execution of liberty, this dossier is an initiative of the UNESCO chair in PUC Goiás, supporting such educational projects. So, this dossier receives contributions on affirmative and emancipation experiences of education on the continuance of the formal education in pandemic times, with its respective limitations, discoveries, accomplishments, failures etc.

Deadline: November 15th, 2021.

Dosier Temático: Los compromisos de la Cátedra de la Unesco en la PUC Goiás con el Pacto Educativo Global y con la Educación como Práctica de la Libertad

El 15 de octubre de 2020, se cumple un año del lanzamiento mundial del Pacto Educativo Global, por medio digital a causa de la pandemia del Covid 19. Ese Pacto nos invita a pensar el mundo como una Aldea de Educación, centrado en un proyecto de largo plazo, que se fundamenta en tres objetivos relacionados a la ‘valentía de poner a la persona en el centro; de invertir las mejores energías con creatividad y responsabilidad; y de formar personas dispuestas a colocarse a servicio de la comunidad’. Y, faltando poco menos de un mes para que se cumpla un año del lanzamiento del Pacto Educativo Global, el 16 de septiembre de 2021, se celebran los 100 años de Paulo Freire, patrono de la educación brasileña, quien la entendía como un proyecto de emancipación humana, en la que la persona no asume simplemente el lugar de paciente, si no el de agente de transformación, de una forma crítica e inventiva. De ese modo, hay profundas resonancias entre los proyectos de Educación y, con la finalidad de viabilizar el debate, por medio de la socialización de conocimientos con relación a las acciones desarrolladas para garantizar la continuidad del acto educativo centrado en la persona, con principios de solidaridad, creatividad y responsabilidad, y como práctica de la libertad, este dossier es una iniciativa de la Cátedra de la Unesco en la PUC Goiás, apoyando a tales proyectos educativos. De esta forma, este dosier recibe contribuciones sobre experiencias afirmativas y emancipadoras de la educación; acerca de la continuidad de la educación formal en tiempos de pandemia, con sus limitaciones, descubiertas, éxitos y fracasos etc.

Período para envío: 15 de noviembre de 2021

Coordenação:
Dr. Luiz Alexandre Solano Rossi - PUCPR
Dra. Rosemary Francisca Neves Silva - PUC Goiás
Dr. Valmor da Silva - PUC Goiás

Dossiê temático: “Fraternidade e Educação: Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31, 26)

“A proposta da Campanha da Fraternidade de 2022 é promover um diálogo sobre a realidade educativa no Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Além disso, buscará refletir sobre o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo, com a colaboração das instituições de ensino; incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a Casa Comum” (CF 2022). Diante disso, o objetivo desse Dossiê é congregar textos que abordam a temática: “Fraternidade e Educação: Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31, 26), em suas amplas possibilidades no campo dos estudos: Bíblia, Teologia, Filosofia, Educação, História, Antropologia, Sociologia e Direito. Considerem também o horizonte do Pacto Educativo Global, proposto pelo Papa Francisco.

Período: 15 de janeiro de 2022.

Thematical Dossier: “Fraternity and Education: Speaks with Wisdom, and faithful instruction is on her tongue” (Pr. 31:26)

The goal of the 2022 fraternity campaign is to promote a dialog about the educational reality in Brazil in the light of the Christian faith, proposing ways in order to have an integral and solidary humanism. Besides that, it’ll reflect on the family, the Christian community and society’s role in the educative process, with the collaboration of the education centers; incentive educative proposals that anchored to the Gospel may promote human dignity, the transcending’s experience, the meeting culture, and the care for the Common House. (CF 2022). Therefore, this dossier’s purpose is to congregate texts that encompass the theme: “Fraternity and Education: Speaks with Wisdom, and faithful instruction is on her tongue” (Pr. 31:26) in its many study fields possibilities: Bible, Theology, Philosophy, Education, History, Anthropology, Sociology and Law, and consider the horizon of the Global Educative Pact, proposed by Pope Francis.

Deadline: January 15th, 2022.

Dosier Temático: “Fraternidad y Educación: Habla con sabiduría, enseña con amor” (Pr. 31: 26)

“La propuesta de la Campaña de la Fraternidad de 2022 es promover un diálogo sobre la realidad educativa en Brasil a la luz de la fe cristiana, proponiendo caminos en favor del humanismo integral y solidario. Además de eso, se buscará reflexionar sobre el papel de la familia, de la comunidad de fe y de la sociedad en el proceso educativo, con la colaboración de las instituciones de enseñanza; incentivar propuestas educativas que, enraizadas en el Evangelio, promuevan la dignidad humana, la experiencia de lo trascendente, la cultura del encuentro y el cuidado con la Casa Común” (CF 2022). Delante de eso, el objetivo de ese expediente es congregar textos que aborden la temática “Fraternidad y Educación: Habla con sabiduría, enseña con amor” (Pr. 31: 26) en sus amplias posibilidades en el campo de los estudios de: Biblia, Teología, Filosofía, Educación, Historia, Antropología, Sociología y Derecho y también consideren el horizonte del Pacto Educativo Global, propuesto por el Papa Francisco.

Período para envío: 15 de enero de 2022.

Coordenação:
Prof. Dr. Elismar Alves dos Santos, PUC Goiás/IFITEG
Prof. Dr. José Reinaldo Felipe Martins Filho, PUC Goiás/IFITEG

Dossiê temático: “Cultura, Sistemas Simbólicos e Representações Sociais”

Serge Moscovici, idealizador da Teoria das Representações Sociais (TRS), na intenção de mostrar como agem as representações sociais, diz que são “massas mentais em circulação”. As representações sociais tomam como objeto de estudo o cotidiano social, configurado pelas aglomerações, instituições, projetos políticos, movimentos sociais e ideológicos. Como uma das áreas da psicologia social, levam em conta o significado do afeto, do senso comum, da atividade simbólica, psíquica, social e cognitiva produzidos pelo ser humano. Resultam desse processo simbólico e cognitivo como forma de comunicação por meio da conduta das pessoas. São sempre circunscritas a um grupo de pessoas que compartilham um saber entre si. Por isso, as representações sociais, podem ser compreendidas como conjunto de saberes socialmente construídos e socialmente partilhados. O presente dossiê temático está aberto a propostas que toquem a Teoria das Representações Sociais, mas também a trabalhos que tratem a cultura como objeto de sua reflexão.

Período: 15 de abril de 2022.

Thematical Dossier: “Culture, Symbolic Sytems and Social Representations”

Serge Moscovici, creator of the Social Representations Theory (SRT), in the means of showcasing how social representations act, states that they are "circulating mental masses". The social daily life, configured by the ideological and social movements, political projects, institutions, and agglomeration, is taken by the social representations as a study subject. As one of the social psychology areas, they consider the meaning of affection, common sense, symbolic, psychic, social and cognitive activity produced by the human being. They come as a result of this cognitive and symbolic process as a mean of communication through people's behaviors. They are always restricted to a community that shares a common knowledge. Therefore, the social representations can be understood as a socially constructed and propagated knowledge set. This thematic dossier is open to Social Representation Theory related propositions, and also to projects oriented by culture analysis.

Deadline: April 15th, 2022.

Dosier Temático: “Cultura, Sistemas Simbólicos y Representaciones Sociales”

Serge Moscovici, creador de la Teoría de las Representaciones Sociales (TRS), en su intención de mostrar cómo actúan las representaciones sociales, afirma que son "masas mentales en circulación". Las representaciones sociales toman como objeto de estudio la vida social cotidiana, conformada por aglomeraciones, instituciones, proyectos políticos, movimientos sociales e ideológicos. Como una de las áreas de la psicología social, consideran el significado del afecto, el sentido común, la actividad simbólica, psíquica, social y cognitiva producidos por el ser humano. Son resultado de este proceso simbólico y cognitivo, como una forma de comunicación, a través de la conducta de las personas, siempre limitadas a un grupo de personas que comparten un conocimiento entre ellas. Por lo tanto, las representaciones sociales pueden entenderse como un conjunto de saberes socialmente construidos y compartidos. Este expediente temático está abierto a propuestas que toquen el tema de la Teoría de las Representaciones Sociales, así como obras que traten a la cultura como objeto de su reflexión.

Período para envío: 15 de abril de 2022.

Coordenação:
Dra. Danielle Ventura de Lima Pinheiro/ FIDELID (CNPQ- UFPB)
Dr. Marinilson Barbosa da Silva/UFPB

Dossiê temático: “Educação e Religião: Novos Desafios no Cenário Atual”

O cenário de pandemia dos últimos dois anos tem causado muitos efeitos na área de educação e não foi diferente com o Ensino Religioso. Professores foram convidados a se reinventar enquanto profissionais e a aprender sobre novas tecnologias para viabilizar o aprendizado de crianças e adolescentes. Além disso, foi preciso trabalhar aspectos motivacionais que contribuíssem para que os estudantes não evadissem por completo. O dossiê acolhe artigos com abordagens voltadas para o Ensino Religioso, as metodologias ativas, a educação inclusiva, a ludicidade, as novas tecnologias e os contextos educacionais atípicos.

Período: 15 de agosto de 2022.

Thematical Dossier: “Education and Religion: New challenges in the current scenario”

The pandemic scenario in the last two years has caused many effects in the education area, and has not been different with the Religious Education. Teachers were invited to reinvent themselves as professionals and learn about new technologies to enable the learning of children and adolescents. Furthermore, it was necessary to work on motivational aspects that would contribute so that the students would not completely elude. The dossier embraces articles with approaches on Religious Education, active methodologies, inclusive education, lucidity, new Technologies and atypical educational contexts.

Deadline: August 15th, 2022.

Dosier Temático: “Educación y Religión: Nuevos Desafíos en el Escenario Actual”

El escenario de pandemia de los últimos dos años ha causado muchos efectos en el área de la educación y no fue diferente con la Enseñanza Religiosa. Profesores fueron invitados a reinventarse como profesionales y a aprender sobre nuevas tecnologías para viabilizar el aprendizaje de niños y adolescentes. Además de eso, fue necesario trabajar aspectos motivacionales que contribuyeran para que los estudiantes no evadieran por completo sus clases. El expediente temático acoge artículos con abordajes direccionadas a la Enseñanza Religiosa, las metodologías activas, la educación inclusiva, lo lúdico, las nuevas tecnologías y los contextos educacionales atípicos.

Período para envío: 15 de agosto de 2022.


v. 31, n. 3 (2021): Políticas de Formação de Professores, as Licenciaturas e Estágios


Capa da revista
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