Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas

Conteúdo da capa - Fragmentos

A revista Fragmentos de Cultura é um periódico trimestral da PUC Goiás, vinculado especificamente à Escola de Formação de Professores e Humanidades, e do Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (Ifiteg) que privilegia, na grande área das ciências humanas, as áreas de Teologia/Ciências da Religião, Filosofia e Sociologia, bem como áreas afins, para divulgar produções científicas e estabelecer intercâmbio científico com outras instituições locais, nacionais e internacionais.

Fragmentos de Cultura is a quarterly journal of PUC Goiás, linked to the School of Teacher Training and Humanities and to the Institute of Philosophy and Theology of Goiás (IFITEG). Within the broad area of human sciences, it gives priority to Theology/Religious Sciences, Philosophy, Sociology, and related areas, to publicize scientific production and to establish scientific exchange with other local, national and international institutions.


Próximas Edições:

Coordenação:
Dra. Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita (PUC Goiás)

Dossiê temático: Educação e Políticas Públicas

No intuito de contribuir para a discussão acerca da Educação e Políticas Públicas, promover o intercâmbio científico com instituições locais, nacionais e internacionais, este dossiê propõe reunir artigos que focalizem aspectos relacionados à produção do conhecimento científico, com desdobramentos nos seguintes aspectos: 1) Estado, sociedade, democracia e políticas sociais públicas, com ênfase na política educacional brasileira; 2) análise sócio-histórica da legislação educacional; 3) políticas públicas para formação de professores; 4) políticas educacionais e sua incidência no planejamento e organização do sistema educacional; 5) teoria de currículo e as políticas educacionais; 6) reorganização do Estado, o papel dos organismos internacionais na elaboração das políticas educacionais no Brasil.

Thematical Dossier: Education and Public Politics

In order to contribute to the discussion about Education and Public Politics, promote scientific exchange with local, national and international institutions, this dossier proposes to gather articles that focus on aspects related to the production of scientific knowledge, with developments in the following aspects: 1) State, society, democracy and public social policies, with emphasis on Brazilian educational politic; 2) socio-historical analysis of educational legislation; 3) public politic for teacher formation; 4) educational politics and their incidence in the planning and organization of the educational system; 5) curriculum theory and educational politics; 6) reorganization of the State, the role of international organizations in the elaboration of educational politics in Brazil.

Dosier Temático: Educación Y Políticas Públicas

Con el objetivo de contribuir en la discusión acerca de la Educación y las Políticas Públicas, promover el intercambio científico con instituciones locales, nacionales e internacionales, este dossier propone reunir artículos que focalizan aspectos relacionados a la producción del conocimiento científico, con desdoblamientos en los siguientes aspectos: 1. ) Estado, sociedad, democracia y políticas sociales públicas, con énfasis en la política educativa brasileña; 2) análisis socio-histórico de la legislación educativa; 3) políticas públicas para la formación de profesores; 4) políticas educativas y su incidencia en la planificación y organización del sistema educativo; 5) teoría del currículo y las políticas educativas; 6) reorganización del Estado, el papel de los organismos internacionales en la elaboración de las políticas educativas en Brasil.

Coordenação:
Profa. Dra. Estelamaris Brant Scarel (PUC Goiás)

Dossiê temático: Educação e Formação Humana

Não obstante as conquistas galgadas pelo homem moderno no campo do conhecimento e dos avanços tecnológicos, na atualidade tem-se constatado, paradoxalmente, uma inclinação vertiginosa para o estado de barbarização. Essa tendência extremista vem fragilizando cada vez mais os aspectos ligados ao universo relacional, por isso, subjetivo, por conseguinte, exigindo das instituições educativas e dos pesquisadores dessa área aprofundamento em análises que possibilitem o vislumbramento de caminhos que possam oferecer resistência a esse estado de regressão. Diante disso, o Dossiê visa trazer à tona reflexões histórico-filosóficas sobre a Educação na perspectiva da formação humana de uma maneira ampla, portanto, considerando as dimensões socioeconômicas, políticas e culturais.

Thematical Dossier: Education and Human Training

Notwithstanding the achievements of modern man in the field of knowledge and technological advances, paradoxically, there has been a vertiginous inclination towards the state of barbarization. This extremist tendency has increasingly weakened the aspects related to the relational universe, and therefore subjective, therefore, requiring educational institutions and researchers in this area to deepen in analyzes that enable the glimpse of ways that may offer resistance to this state of regression. In view of this, the Dossier aims to bring to the fore historical-philosophical reflections on Education in the perspective of human formation in a broad way, therefore, considering the socioeconomic, political and cultural dimensions.

Dosier Temático: Educación Y Formación Humana

A pesar de las conquistas alcanzadas por el hombre moderno en el campo del conocimiento y de los avances tecnológicos, en la actualidad se ha constatado paradójicamente una inclinación vertiginosa hacia el estado de barbarización. Esa tendencia extremista viene fragilizando cada vez más los aspectos ligados al universo relacional y, por lo tanto, subjetivo, exigiendo, por consiguiente, de las instituciones educativas y de los investigadores de esa área profundizar en análisis que posibiliten vislumbrar caminos que ofrezcan resistencia a ese estado de regresión. Por eso, el Dossier pretende traer a la luz reflexiones histórico-filosóficas sobre la Educación en la perspectiva de la formación humana de una manera amplia, considerando las dimensiones socioeconómicas, políticas y culturales.

Coordenação:
Dr. Ivan Vieira (PUC Goiás & PPGIPC/FCS/UFG)
Dra. Carolina Kesser Barcellos Dias (UFPel)
Dra. Semíramis Corsi Silva (UFSM)

Dossiê temático: Performances na Antiguidade: Narrativas, Práticas & Materialidade

Os estudos no campo das Performances Culturais são relativamente novos nas Universidades. Primeiro surgiram nos Estados Unidos, após 1960, e então se espalharam para outros países, especialmente na década de 1980. Mais recentemente, o campo chegou às Universidades Brasileiras, onde o interesse principal se manteve nas manifestações artísticas e culturais em peças de teatro, festividades e rituais, sob a influência de autores como Victor Turner, Richard Schechner e Diana Taylor. Pesquisas nestes assuntos são comuns nos Departamentos de Arte e Antropologia, mas ainda não se popularizaram entre nossos antiquistas. Nos Departamentos de Estudos Clássicos dos EUA, Gregory Nagy, Eva Marie Stehle, Richard P. Martin e Barbara Kowalzig demonstram que a perspectiva das Performances Culturais oferece nova luz ao estudo das fontes antigas, fornecendo boas ferramentas analíticas nas investigações sobre narrativas, discursos e práticas a partir da documentação clássica, tanto nos documentos escritos quanto na cultura material. Nos últimos anos, o tema da performance também tem adentrado nos Estudos de Gênero, especialmente com a proposta de Judith Butler em torno do conceito de performances de gênero. Diante disso, o objetivo desse Dossiê é congregar textos que abordam temas em torno do conceito de performance em suas amplas possibilidades no campo dos estudos sobre a Antiguidade.

Thematical Dossier: Performances in Antiquity: Narratives, Practices & Materiality

Studies in the field of Cultural Performances is relatively recent in Universities. It first emerged in the United States, after 1960, then it was widespread to other countries, especially during the 1980’s. Most recently, the field has arrived in Brazil Universities, where the main interests have been artistic and cultural manifestations in plays, festivities, and rituals, under the influence of Victor Turner, Richard Schechner, and Diana Taylor. Researches on these subjects are common in the Departments of Art and Anthropology, but not popular yet amongst classical scholars. At the Classical Departments of the USA, Gregory Nagy, Eva Marie Stehle, Richard P. Martin and Barbara Kowalzig demonstrate that the perspective of Cultural Performances can cast new light over the ancient sources and provide good analythical tools to inquiries about narratives, discourses, and practices on classical documentation, either in the written documents as of the material culture. In recent years, the theme of performances has entered the Gender Studies, especially with Judith Butler’s proposition around the concept of gender performativity. Thefore, this Dossier’s aim is to congregate texts that approach themes on the concept of performance in its broad possibilities upon the study field of Antiquity.

Dosier Temático: Performances en la Antiguidad: Narrativas, Prácticas & Materialidad

Los estudios en el campo de las Performances Culturales son relativamente nuevos en las Universidades. Surgieron primero en los Estados Unidos, después del año 1960, y después se extendieron a otros países, especialmente en la década de 1980. Más recientemente, el campo llegó a las Universidades Brasileñas, donde principalmente el interés se mantuvo en las manifestaciones artísticas y culturales en piezas de teatro, festividades y rituales, bajo la influencia de autores como Victor Turner, Richard Schechner y Diana Taylor. Las investigaciones en estos asuntos son comunes en los Departamentos de Arte y Antropología, pero aún no se han popularizado entre nuestros los partidarios de la conservación de la literatura y arte del pasado. En los Departamentos de Estudios Clásicos de los Estados Unidos, Gregory Nagy, Eva Marie Stehle, Richard P. Martin y Bárbara Kowalzig demuestran que la perspectiva de las Performances Culturales ofrece nueva luz al estudio de las fuentes antiguas, proporcionando buenas herramientas analíticas en las investigaciones sobre las narrativas, discursos y prácticas a partir de la documentación clásica, tanto en los documentos escritos cuanto en la cultura material. En los últimos años, el tema de la performance también ha entrado en los Estudios de Género, especialmente con la propuesta de Judith Butler en torno al concepto de performances de género. Por eso, el objetivo de este Dossier es reunir textos que abordan temas en torno al concepto de performance en sus más amplias posibilidades en el campo de los estudios sobre la antigüedad.

Coordenação:
Prof. Dr. Divino de Jesus da Silva Rodrigues (PUC Goiás)

Dossiê temático: Juventudes: Sociedade, Educação e Cultura

Apresentar estudos sobre as juventudes, seus processos constitutivos e históricos. Concepções psicossociais, socioeducacionais e socioeconômico, suas culturas, mundo do trabalho, protagonismo juvenil e instituições formativas.

Thematical Dossier: Youths: Society, Education and Culture

To present studies on the youths, their constitutive and historical processes. Psychosocial, socio-educational and socioeconomic conceptions, their cultures, work world, youth protagonism and formative institutions.

Dosier Temático: Juventud: Sociedad, Educación Y Cultura

Presentar estudios sobre las juventudes, sus procesos constitutivos e históricos. Concepciones psicosociales, socioeducativas y socioeconómicas, sus culturas, mundo del trabajo, protagonismo juvenil e instituciones formativas.


v. 29, n. 1 (2019)

Sumário

Editorial

Rosemary Francisca Neves Silva
PDF
1-3

Apresentação do Dossiê / Dossier Presentation

Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita
PDF
4-6

Dossiê / Dossier

Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita, Maria Esperança Fernandes Carneiro, Lucia Helena Rincon Afonso
PDF
7-15
Diane Ângela Cunha Custódio, Teresa Cristina Barbo Siqueira
PDF
16-26
Renato Barros de Almeida, Rodrigo Fideles Fernandes Mohn, Rosiris Pereira de Souza
PDF
27-42
Sylvana de Oliveira Bernardi Noleto
PDF
43-55
Márcia Cecília Vassoler
PDF
56-65
Eliana Borges Fleury Curado, Valdir Martins Pereira, Joel Antônio Ferreira
PDF
66-74
Danilo Dourado Guerra
PDF
75-84

Artigos / Articles

Marcos Vinicius da Silva Goulart
PDF
85-95
Helder Neres Santos, Lúcia Gracia Ferreira
PDF
96-109
Daniela Jacques Jacques, Silvia Borges Corrêa
PDF
110-119
Robinson Francino Costa
PDF
120-134
Deusilene Silva Leão
PDF
135-146

Resenhas / Reviews

Diego Rodrigues Camargo, Estelamaris Brant Scarel
PDF
147-149