Luz, Câmera... Comunicação: a linguagem documental muito além da ideologia da representação

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Patrícia Quitero Rosenzweig

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão da relação: homem, imagem e modernidade. Através de uma análise contextual histórica, política e cultural verifica-se por meio de interpretações do objeto fílmico, como ocorreu à  construção da imagem política de Adolf Hitler (1934) e Luiz Inácio Lula da Silva (2002) através da linguagem cinematográfica de dois filmes documentários específicos: o legendário documentário Nazista de Leni Riefenstahl sobre o terceiro Reich em Nuremberg, denominado O Triunfo da Vontade e o documentário produzido por João Moreira Salles denominado Entreatos - Lula a 30 dias do poder. Um registro dos bastidores da campanha presidencial brasileira do então candidato e atual presidente da república Luiz Inácio Lula da Silva.

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Como Citar
ROSENZWEIG, P. Q. Luz, Câmera... Comunicação: a linguagem documental muito além da ideologia da representação. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 19, n. 2, p. 227–242, 2010. DOI: 10.18224/frag.v19i2.988. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/988. Acesso em: 19 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles