RELIGIOSIDADE E ESPIRITUALIDADE COMO BARREIRA PARA O TRATAMENTO DA UTILIZAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

Conteúdo do artigo principal

Dioogo Jacintho Barbosa
Antonio Marcos Tosoli Gomes
Marcia Pereira Gomes
Virginia Paiva Figueiredo Nogueira

Resumo

Objetivo: Este estudo tem como objetivo refletir sobre as barreiras e dificuldades encontradas no uso da religiosidade e espiritualidade como ferramenta de apoio no tratamento do uso abusivo de substâncias psicoativas. É uma revisão integrativa da literatura. Metodologia: Foi realizado levantamento de dados nas bases de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS) e da Biblioteca Nacional de Medicina do Instituto Nacional de Saúde dos Estados Unidos (PubMed), sem cronograma. Resultados: Os resultados mostraram que as principais dificuldades encontradas para a implantação da religiosidade e espiritualidade como ferramenta de apoio no tratamento do uso abusivo de substâncias psicoativas são: Desordem espiritual; Substituição de dependência; Predominância da religiosidade sobre a espiritualidade; Variabilidade da conformidade entre o profissional e o paciente; Estigma e preconceito. Considerações finais: Conclui-se que são necessários mais estudos que possam modificar os impactos positivos e negativos da inserção da religiosidade e espiritualidade no cuidado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
BARBOSA, D. J.; GOMES, A. M. T.; GOMES, M. P.; NOGUEIRA, V. P. F. RELIGIOSIDADE E ESPIRITUALIDADE COMO BARREIRA PARA O TRATAMENTO DA UTILIZAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 31, n. 4, p. 811–820, 2022. DOI: 10.18224/frag.v31i4.9233. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/9233. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Dioogo Jacintho Barbosa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Doutorando em Enfermagem (UERJ). Mestre em Telemedicina e Telessaúde (UERJ). Graduação em Enfermagem (GAMA FILHO). Membro dos Grupos de Pesquisa Telemedicina e Telessaúde (UERJ) e do Grupo Promoção à Saúde e Cuidado na Atenção Primária, na linha de pesquisa: Avaliação de Serviços e Tecnologias (FIOCRUZ).Membro do Corpo Editorial na função de revisor dos seguintes periódicos: Pesquisa e Saúde da Universidade Cesumar e Revista de Saúde Santa Maria da Universidade Federal de Santa Maria. Membro da ISFTeH - International Society for Telemedicine and eHealth. Professor Substituto na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).Professor de Curso Preparatório em Enfermagem de Nível Superior e Médio. . Atuante na área de saúde desde 2009 nas seguintes temáticas: Educação em Enfermagem, Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, Drogas Psicoativas, Telessaúde, Tele-educação.

Antonio Marcos Tosoli Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Doutor em Enfermagem pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pós-Doutor em Enfermagem pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui graduação (1996) e mestrado em Enfermagem pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2002). Atualmente é professor titular da área de Enfermagem em Doenças Contagiosas do Departamento de Enfermagem Médico-Cirúrgico e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Editor associado de uma revista científica e membro do conselho editorial e Ad-hoc em dezenas de outras. Coordena projetos de pesquisa financiados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e pela Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro. É pesquisador 1-D/CNPq, Procientista da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Jovem Cientista do Nosso Estado/FAPERJ. Foi Coordenador (gestão 2013-2016) e coordenador adjunto (2011-2013) do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Líder do Grupo de Pesquisa Espiritualidade e Religiosidade no Contexto do Cuidado de Enfermagem e Saúde: Produção Discursiva e Representações Sociais cadastrado no CNPq e homologado pela UERJ. Publicou mais de uma centena de artigos em periódicos científicos nacionais e internacionais indexados em bases internacionais e classificados pela CAPES, bem como mais de três dezenas de capítulos de livro e de trabalhos completos em anais de eventos. Já orientou cinco teses de doutorado, quatorze dissertações de mestrado e um estágio de pós-doutoramento. Orientou ainda diversos trabalhos de conclusão de cursos de graduação e de pós-graduação, bolsas de iniciação científica concedidas pelo CNPq, bolsas de iniciação científica concedidas pela UERJ, bolsas de iniciação científica concedidas pela FAPERJ e bolsas de iniciação à docência concedidas pelo Departamento de Estágios e Bolsas/CETREINA da UERJ. Tem experiência assistencial no contexto da rede básica e hospitalar e na Enfermagem off-shore. Desenvolve pesquisas na área da espiritualidade e religiosidade em saúde e em enfermagem, cuidado de enfermagem e grupos populacionais vulneráveis, com o suporte teórico-metodológico da Teoria das representações sociais e da análise de discurso.

Marcia Pereira Gomes

Possui especialização em especialização em promoção a saude pela Universidade Federal Fluminense(2002), especialização em gestao em saude pelo instituto de pesquisa evandro chagas(2011), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(2018), curso-tecnico-profissionalizante em imunização pelo instituto de pesquisa evandro chagas(2003), curso-tecnico-profissionalizante em atualizaçao em biossegurança pelo instituto de pesquisa evandro chagas(2007), curso-tecnico-profissionalizante em atualizaçao em biossegurança pelo instituto de pesquisa evandro chagas(2007), curso-tecnico-profissionalizante em controle de infeccçoes hospitalares pelo Conselho Federal de Enfermagem(2009), curso-tecnico-profissionalizante em gerenciamento de residuos pelo Centro Universitário da Cidade(2008), curso-tecnico-profissionalizante em biossegurança pela hospital federal dos servidores do estado(2008), curso-tecnico-profissionalizante em etica e bioetica pelo Conselho Federal de Enfermagem(2009), curso-tecnico-profissionalizante em prevenção da transmissao perinatal de hiv e sifilis pelo instituto de pesquisa evandro chagas(2002), curso-tecnico-profissionalizante em integração de vigilancia em saude pelo instituto de pesquisa evandro chagas(2007), curso-tecnico-profissionalizante em politicas publicas de saude pelo Conselho Federal de Enfermagem(2010), aperfeicoamento em controle e assistencia da tuberculose pela escola nacional de saude publica sergio arouca(2008), aperfeicoamento em preceptoria para enfermeiros residentes pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro(2010), aperfeicoamento em atualização em hemoterapia pelo instituto de pesquisa evandro chagas(2002) e aperfeicoamento em cateter central de inserção periferica pela escola de enfermagem anna nery(2010). Atualmente é enfermeiro da hospital federal dos servidores do estado e enfermeiro do instituto estadual de doenças do torax ary parreiras. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica.

Virginia Paiva Figueiredo Nogueira

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de Fortaleza. Enfermeira com experiência assistencial em clínica cirúrgica e em terapia intensiva. Especialista em Saúde da Família, Universidade Estácio de Sá. Doutora em Enfermagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) na linha de pesquisa saberes, políticas e práticas em saúde coletiva e enfermagem. Foi realizado estágio de doutorado sanduíche na Aix-Marseille Université para o aprofundamento da análise dos dados da tese com a utilização da teoria das representações sociais. Bolsista Capes durante o mestrado, o doutorado e o doutorado sanduíche. Integrante do Grupo de Pesquisa Promoção da Saúde e Práticas de Cuidado de Enfermagem e Saúde de Grupos Populacionais e do grupo de pesquisa RELIGARES: Espiritualidade/Religiosidade no contexto do Cuidado de Enfermagem e Saúde: Produção Discursiva e Representações Sociais, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

BACKES, D. S et al. Oficinas de espiritualidade: cuidados alternativos para o tratamento integral de dependentes químicos. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 46, n. 5, p. 1254-1259, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reeusp/a/FYGgnxQBjJvWhMkZrdMRQLQ/?lang=pt#:~:text=Trata%2Dse%20de%20um%20relato%20de%20experi%C3%AAncias%2C%20relacionado%20ao%20processo,ser%20humano%20como%20ser%20integral. Acesso em: 12 jan. 2020.

BARBOSA, D. J.; TOSOLI, M. A. G.; SOARES, G. O; PAES, L. S. Religiosidade e espiritualidade como ferramenta de apoio ao tratamento de usuários de substâncias psicoativas. Revista Online Pro-UniverSUS, v. 9, n. 2, p. 17-22. 2018. Disponível em: http://editora.universidadedevassouras.edu.br/index.php/RPU/article/view/1432. Acesso em: 12 jan. 2020.

CHARZY?SKA, E. Sex Differences in Spiritual Coping, Forgiveness, and Gratitude Before and After a Basic Alcohol Addiction Treatment Program. Journal Religion Health, v. 54, n. 5, p. 1931-1949, 2015. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4506470/. Acesso em: 12 jan. 2020.

CONNELLY, R.; LIGHT, K. Exploring the “new” frontier of spirituality in health: identifying the dangers. Journal of Religion and Health Online, v. 42, n. 1, p. 35-46, 2003. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/27511653. Acesso em: 12 jan. 2020.

COSTA, M. S. et al. Espiritualidade e religiosidade: conhecimento de estudantes de medicina. Rev. Bioét. Online, v. 27, n. 2, p. 350-358, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bioet/a/MqrVhcp6B7CRgHDDTrZtGGm/?lang=pt. Acesso em: 12 jan. 2020.

CUNHA, V. F.; SCORSOLINI-COMIN, F. A dimensão da religiosidade / espiritualidade na prática clínica. Revisão Integrativa da Literatura Científica. Psych.: Conteúdo e pesquisa online, v. 35, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/fRWDGWSKK3S4znfcJnQWDzq/?lang=pt. Acesso em: 12 jan. 2020.

FERNANDEZ, J. C. A.; SILVA, R. A.; SACARDO, D. P. Religião e saúde: transformando ausências em presenças. Saúde e Sociedade, v. 27, n. 4, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sausoc/a/VWg43ZLDFKvDBJZKBL86WNr/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 jan. 2020.

FORNAZARI, S. A.; RAFIHI-FERREIRA, R. E. Religiosidade / espiritualidade em pacientes com oncológicos: qualidade de vida e saúde. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 26, n. 2, p. 265-272, 2010. Disponivel em: https://www.scielo.br/j/ptp/a/8N5QJ4R5vLn3LcfTZs68DRC/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 jan. 2020.

FRIEDMAN-GELL, L. Narcóticos Anônimos: Promover mudança e crescimento na saúde espiritual, qualidade de vida e dimensões de apego de evitação e ansiedade em relação à participação no programa e tempo limpo. ProQuest, 2006. Disponível em: https://www.na.org/admin/include/spaw2/uploads/pdf/PO1500.pdf. Acesso em: 12 jan. 2020.

HENNING-GERONASSO, M. C.; MORE, C. L. O. O. Influência da religiosidade / espiritualidade no contexto psicoterapêutico. Psicol. Ciência. Prof. online, v. 35, n. 3, p. 711-725, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pcp/a/ZYpkcHTjNccSTsH6TH7R5Sn/?lang=pt. Acesso em: 12 jan. 2020.

KOENIG, H. G. Medicina, Religião e Saúde: o Encontro da ciência e da espiritualidade. 1. ed. Editora L&PM, 2012.

MALTA, D. C. et al. Uso de substâncias psicoativas, contexto familiar e saúde mental em adolescentes brasileiros, Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE 2012). Rev. bras. epidemiol. online, v. 17, n. 1, p. 46-61, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepid/a/NjVzKHjcCzYjhxjjY6mWtTx/?lang=pt. Acesso em: 12 jan. 2020.

MESQUITA, A. C. et al. O uso de coping religioso / espiritual por pacientes com câncer em quimioterapia. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 21, n. 2, p. 539-545, 2013. Disponível em: https://rbc.inca.gov.br/revista/index.php/revista/article/view/112. Acesso em: 12 jan. 2020.

MILLER, W. R. et al. Spiritual direction in addiction treatment: two clinical trials. Journal of Substance Abuse Treatment, v. 35, n. 4, p. 434-442, 2008. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/18657945/. Acesso em: 12 jan. 2020.

OLIVEIRA, C. P. et al. Cuidado espiritual realizado em uma clínica para usuários de drogas. Rev. Gaúcha Enferm. online, v. 41 (spe), 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rgenf/a/ZYQLj6bP3HjQ8pxYfB95bVH/?lang=pt. Acesso em: 12 jan. 2020.

PANZINI, R. G.; BANDEIRA, D. R. Coping (enfrentamento) religioso/espiritual. Arch. Clin. Psychiatry., v. 34, n. 1, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rpc/a/BxLcY5gJFkgTZRnL4kXxYFH/?lang=pt. Acesso em: 12 jan. 2020.

PINTO, E. B. Espiritualidade e religiosidade: articulações. REVER: Journal of Studies of Religion, v. 9, 2009. Disponível em: https://www.pucsp.br/rever/rv4_2009/t_brito.pdf. Acesso em: 13 mar. 2021.

PUFFER, E. S.; SKALSKI, L. M.; MEADE, C. S. Changes in religious coping and drug relapse among opioid-dependent patients after hospital detox. Journal of Religion and Health, v. 51, n. 4, p. 1226-1238, 2012. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3590905/. Acesso em: 13 mar. 2021.

RONZANI, T. M.; FURTADO, E. F. Estigma social sobre o consumo de álcool. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 59, n. 4, p. 326-332, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jbpsiq/a/G4C8v9mqySmQRgNdy8QZbjf/?lang=pt. Acesso em: 13 mar. 2021.

SALAS-WRIGHT, C. P.; OLATE, R.; VAUGHN, M. G. Religious Coping, Spirituality, and Substance Use and Abuse Among Young People in High-Risk Communities in San Salvador, El Salvador. Susbtance Use Missue, v. 48, n. 9, p. 769-783, 2013. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4092033/. Acesso em: 13 mar. 2021.

SHAMSALINIA, A. et al. Spirituality-based recovery in drug addicts in Iran. World Journal of Health SCIENCES, v. 6, n. 6, p. 154, 2014. Disponível em: https://ccsenet.org/journal/index.php/gjhs/article/view/36168. Acesso em: 13 mar. 2021.

TATON-TINDALL, M. et al. The roles of spirituality in the relationship between traumatic life events, mental health, and drug use among African American women from a southern state. Substance Use Missue, v. 48, n. 12, p. 1246-1257, 2013. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/24041186/. Acesso em: 13 mar. 2021.

UNITED NATIONS OFFICE ON DRUGS AND CRIME (UNODC, 2018). Global Reports About Drugs. New Yourk. [versão em português]. Disponível em: https://www.unodc.org/lpo-brazil/pt/frontpage/2018/06/relatorio-mundial-drogas-2018.html. Acesso em: 13 mar. 2021.