CRIANÇAS, CONHECIMENTO CIENTÍFICO E PERCEPÇÕES AMBIENTAIS: O QUE A EDUCAÇÃO ESCOLAR TEM A VER COM ISSO?

Conteúdo do artigo principal

Rodrigo Assis Carvalho
David Ng
André Vasques Vital
Sylvana de Oliveira Bernardi Noleto
Francisco Leonardo Tejerina-Garro

Resumo

O Brasil é um país megadiverso cuja biodiversidade enfrenta momento crucial devido à implantação de controversas políticas públicas ambientais na esfera federal. Neste artigo, ressaltamos que há um recente declínio de interesse por parte da sociedade brasileira pelas questões ambientais, cenário que sugere uma falha no processo de comunicação sobre a importância de se proteger a natureza e sua biodiversidade. Como elementos que dão corpo a esta realidade, apresentamos a incidência do neoliberalismo no campo educacional e objetivação deste nas políticas educacionais, em especial sobre o currículo escolar, a partir da BNCC da Educação Básica. Diante do exposto, consideramos que no Brasil as crianças são sujeitos importantes, nos quais as percepções ambientais sobre a conservação da natureza podem ser aprimoradas a longo prazo. Neste sentido, apresentamos metodologias e procedimentos metodológicos que podem, na contramão da educação pragmática e tecnicista, contribuir com atividades de comunicação e educação científica para este público-alvo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
CARVALHO, R. A.; NG, D.; VITAL, A. V.; NOLETO, S. de O. B.; TEJERINA-GARRO, F. L. CRIANÇAS, CONHECIMENTO CIENTÍFICO E PERCEPÇÕES AMBIENTAIS: O QUE A EDUCAÇÃO ESCOLAR TEM A VER COM ISSO?. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 31, n. 3, p. 558–569, 2022. DOI: 10.18224/frag.v31i3.8994. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/8994. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Rodrigo Assis Carvalho, Universidade Estadual de Goiás

Instituto de Ciências Biológicas e Saúde

David Ng, University of British Columbia

Michael Smith Laboratories, University of British Columbia, Vancouver, Canada

André Vasques Vital, Centro Universitário de Anápolis

Programa de Pós-doutorado em Sociedade, Tecnologia e Ambiente (PPSTMA) do Centro Universitário de Anápolis

Sylvana de Oliveira Bernardi Noleto, Universidade Estadual de Goiás Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Instituto de Educação e Licenciaturas

Francisco Leonardo Tejerina-Garro, Pontifícia Universidade Católica de Goiás Centro Universitário de Anápolis

Escola de Ciências Agrárias e Biológicas, Mestrado em Ciências ambientais e saúde

Referências

ALVES, R. R. N. et al. Students’ attitudes toward and knowledge about snakes in the semiarid region of Northeastern. Brazilian Journal of Ethnobiology and Ethnomedicine, v. 10, p. 2-8, 2014.

ANGELINI, R.; FERREIRA, J. S.; ARAÚJO, C. S. C.; CARVALHO, A. R. Effect of Outdoor and Laboratorial Environment Science Activities on Middle School Students Understanding on Conservation. Natureza & Conservação, v. 9, n. 1, p. 1-5, 2011.

BALLOUARD, J-M.; BRISCHOUX, F.; BONNET, X. Children Prioritize Virtual Exotic Biodiversity over Local Biodiversity. PLoS One, v. 6, n. 8, p. e23152, 2011.

BALMFORD, A. et al. Why conservationists should heed Pókemon. Science, v. 295, n. 5564, p. 2367, 2002.

BARLOW, J. et al. Clarifying Amazonian’s burning crisis. Global Change Biology, v. 26, n. 2, p. 319-321, 2020.

BENTO-SILVA, J. S. et al. Student’s perception of urban and rural environmental protection areas in Pernambuco, Brazil. Tropical Conservation Science, v. 8, n. 3, p. 813-827, 2015.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. 19. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.

BRUM, H. D.; CAMPOS-SILVA, J. V.; OLIVEIRA, E. G. Brazil oil spill response: Government inaction. Science, v. 367, n. 6474, p. 155-156, 2020.

CALLAHAN, M. M. et al. Using the Phylo Card Game to advance biodiversity conservation in an era of Pokémon. Palgrave Communications, v. 5, p. 79-88, 2019.

CARDOSO-SILVA, C. B.; OLIVEIRA, A. C. Como os livros didáticos de biologia abordam as diferentes formas de estimar a biodiversidade? Ciência & Educação, v. 19, n. 1, p. 169-180, 2013.

CARVALHO, W. D. et al. Deforestation control in the Brazilian Amazon: a conservation struggle being lost as agreements and regulations are subverted and bypassed. Perspectives in Ecology and Conservation, v. 17, n. 3, p. 122-130, 2019.

CASTRO, L. R. B. et al. Os biomas brasileiros nos livros didáticos de Ciências: um olhar ao Pampa Gaúcho. Revista Electrónica de Investigación en Educación en Ciências, v. 14, n. 1, p. 38-49, 2019.

CRESPI, L.; NORO, D.; NÓBILE, M. F. A primeira infância no Brasil: aspectos históricos e fundamentos transdisciplinares. Pedagog. Foco, v. 13, p. 37-51, 2018.

CUNHA, A. M. de O.; KRASILCHIK, M. A Formação Continuada de Professores de Ciências: percepções a partir de uma experiência. In: XXIII Reunião Anual da ANPED. Caxambú, 2000.

ENSINECAST. Ciências naturais e educação. 2020. Disponível em: https://ensinecast.wixsite.com/website. Acesso em: 10 jul. 2020.

ESCOBAR, H. Bolsonaro’s first moves have Brazilian scientists worried. Science, v. 363, n. 6425, p. 330, 2019.

FEARNSIDE, P. M. Belo Monte: actors and arguments in the struggle over Brazil’s most controversial Amazonian dam. Revista Nera, v. 42, p. 162-185, 2017.

FEARNSIDE, P. M. Will President Bolsonaro Withdraw Brazil from the Paris Agreement? 2019. Disponível em: https://news.mongabay.com/2019/01/commentary-will-president-bolsonaro-withdraw-brazil-from-the-paris-agreement/. Acesso em: 25 jun. 2020.

FERRANTE, L.; FEARNSIDE, P. M. Brazil’s new president and ‘ruralists’ threaten Amazonian’s environment, traditional peoples and the global climate. Environmental Conservation, v. 46, p. 261-263, 2019.

FERREIRA, J. et al. Brazil’s environmental leadership at risk. Science, v. 346, n. 6210, p. 706-707, 2014.

FOLKE, C.; GUNDERSON, L. A kaleidoscope of change. Conservation Ecology, v. 6, n. 1, p. 19, 2002.

FRANCO, M. T. et al. Children as curators: how to incorporate young visitors’ voices into the elaboration and evaluation of a microbiology exhibition. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 26, n. 1, p. 85-101, 2019.

FREITAS, L. C. Ciclos, Seriação e Avaliação – Confronto de lógicas. São Paulo: Moderna, 2003.

FREITAS, M. R. et al. Environmental perception and activities in environmental education based on socio-ecological resilience. Ambiente & Educação, v. 22, n. 1, p. 314-332, 2017.

GOMES, M. A. A. et al. High school students' knowledge of endangered fauna in the Brazilian Cerrado: A cross-species and spatial analysis. PLoS One, v. 14, p. e0215959, 2019.

GONZALES, J. Brazil Wants to Legalize Agribusiness Leasing of Indigenous Lands, 2019. Disponível em: https://news.mongabay.com/2019/02/brazil-wants-to-legalize- agribusiness-leasing-of-indigenous-lands/. Acesso em: 25 jun. 2020.

JERONEN, E.; PALMBERG, I.; YLI-PANULA, E. Teaching Methods in Biology Education and Sustainability Education Including Outdoor Education for Promoting Sustainability - A Literature Review. Education Sciences, v. 7, n. 1, p. 1, 2017.

JOLY, C. A. et al. Brazilian assessment on biodiversity and ecosystem services: summary for policy makers. Biota Neotropica, v. 19, n. 4, p. e20190865, 2019.

LOYOLA, R. Brazil cannot risk its environmental leadership. Diversity and Distributions, v. 20, n. 12, p. 1365-1367, 2014.

LÜDKE, M.; CRUZ, G. B. da. Aproximando universidade e escola de educação básica pela pesquisa. Cad. Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 81-109, 2005.

LÜDKE, M.; MAGALHÃES, P. A.; MÁXIMO, V. C. O mestrado como via de formação de professores da educação básica para a pesquisa. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 9, n. 16, 2012.

MASSARANI, L.; MOREIRA, I. C. Science communication in Brazil: A historical review and considerations about the current situation. Anais da Academia Brasileira de Ciências, v. 88, n. 3, p. 1577-1595, 2016.

MELZER, P. Alien constructions: Science fictions and feminist thought. Austin: University of Texas Press, 2006.

MULDER, M. B. et al. Knowledge and attitudes of children of the Rupununi: Implications for conservation in Guyana. Biological Conservation, v. 142, n. 4, p. 879-887, 2009.

NG, D. Phylo. The phylo(mon) project, 2010. Disponível em: http://phylogame.org. Acesso em: 15 abr. 2020.

PANDEY, P. D. Child participation for conservation of species andeco systems. Conservation Ecology, v. 7, n. 1, p. r2, 2003.

PARO, V. H. Gestão da escola pública: alguns fundamentos e uma proposta, n. 107 a 114. Gestão democrática da escola pública. São Paulo: Ática, 2003.

PEREIRA, E. J. A. L. et al. Policy in Brazil (2016–2019) threaten conservation of the Amazon rainforest. Environmental Science & Policy, v. 100, p. 8-12, 2019.

PORFIRIO, G.; SARMENTO, P.; FONSECA, C. Schoolchildren’s knowledge and perceptions of Jaguars, Pumas and smaller cats around a mosaic or protected areas in the Western Brazilian Pantanal. Applied Environmental Education and Communication, v. 13, n. 4, p. 241-249, 2014.

RAMOS, D. L. et al. Ecosystem Services Provided by Insects in Brazil: What Do We Really Know? Neotropical Entomology, v. 49, p. 783-879, 2020.

SACRISTÀN, J. G. et al. Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Editora Penso, 2013.

SANTOS, F. R.; JÁCOMO, A. T. A.; SILVEIRA, L. Humans and jaguars in five Brazilian biomes: same country, different perceptions. Cat News, v. 4, p. 21-30, 2008.

SCALFI, G. et al. Animales notables: la percepción de los brasileños sobre la fauna en el billete del Real. Entreciencias: diálogos en la Sociedad del Conocimiento, v. 4, n. 11, 2016.

SCARANO, F. R. Perspectives on biodiversity science in Brazil. Scientia Agricola, v. 64, p. 439-447, 2007.

SCHEIBE, L. Valorização e formação dos professores para a educação básica: questões desafiadoras para um novo Plano Nacional de Educação. Educ. Soc., v. 31, n. 112, p. 981-1000, 2010.

SMALL, E. The value of cartoons for biodiversity and conservation. Biodiversity, v. 17, n. 3, p. 106-114, 2016.

TOIVONEN, T., et al. Social media data for conservation science: A methodological overview. Biological Conservation, v. 233, p. 298-315, 2019.

VALE, M. M. et al. The Covid-19 pandemic as an opportunity to weaken environmental protection in Brazil. Biological Conservation, v. 255, p. 108994, 2021.

VIOLA, E.; GONÇALVES, V. K. Brazil ups and downs in global environmental governance in the 21st century. Revista Brasileira de Política Internacional, v. 62, p. e010, 2019.

VITAL, A. V. Lapis Lazuli. Politics and aqueous contingency in the animation Steven Universe. Series – International Journal of TV, v. 4, n. 1, p. 51-62, 2018.

WU, Y. et al. Using social media to strengthen public awareness of wildlife conservation. Ocean & Coastal Management, v. 153, p. 76-83, 2018.