O ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA EM DUAS INSTUIÇÕES PÚBLICAS DE GOIÁS: SIMILARIDADES E DISTINÇÕES

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Kênia Abbadia de Melo

Resumo

Este trabalho analisa o Estágio Curricular Obrigatório do curso de Pedagogia de duas instituições públicas do Estado de Goiás, uma federal e outra estadual. Tem como base os resultados de uma pesquisa de doutorado, defendida na Universidade Federal de Goiás (UFG), no ano de 2019, intitulada A complexa relação entre trabalhar, aprender, saber: um estudo sobre o trabalho docente no âmbito do estágio curricular obrigatório do curso de Pedagogia. Valendo-se dos pressupostos teóricos e metodológicos da perspectiva de análise da Ergologia, o estudo busca identificar e analisar as similaridades e as diferenças observadas entre as propostas de estágio realizadas pelas duas instituições, bem como identificar as concepções dos atores sociais envolvidos. Seus resultados evidenciam a importância do diálogo e do trabalho cooperativo para o estágio realizado na formação inicial dos professores, bem como evidencia as complexidades epistemológica, ética, organizacional e estrutural, constitutivas e demandadas para a realização desse trabalho formativo.

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Como Citar
DE MELO, K. A. O ESTÁGIO NO CURSO DE PEDAGOGIA EM DUAS INSTUIÇÕES PÚBLICAS DE GOIÁS: SIMILARIDADES E DISTINÇÕES. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 31, n. 3, p. 532–547, 2022. DOI: 10.18224/frag.v31i3.8980. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/8980. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Kênia Abbadia de Melo, Universidade Estadual de Goiás

Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Salgado de Oliveira. Graduação em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Catalão CESUC. Professora aposentada da Rede Municipal de Educação de Goiânia. Atualmente é professora da Universidade Estadual de Goiás. Tem experiência em educação, nas atividades de ensino e pesquisa, com ênfase nos estudos sobre trabalho e educação e formação de professores. Atualmente, atua principalmente com os seguintes temas: saberes dos trabalhadores, trabalho docente, formação inicial e continuada.

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