RUPTURA E CONVERSÃO: BACHELARD E O PROBLEMA DA VIDA

Conteúdo do artigo principal

Fábio Ferreira de Almeida

Resumo

O objetivo do presente artigo é defender a hipótese de que a noção de vida é central na filosofia de Gaston Bachelard. Buscamos defender que as imagens do fogo apontam para essa centralidade. Os livros A psicanálise do fogo em conexão com A formação do espírito científico, se lidos à luz de uma obra como Lautréamont e dos Fragmentos de uma poética do fogo é o que nos fornece os elementos que confirmam essa hipótese. Assim, ruptura e conversão surgem, com isto, como termos determinantes para compreensão do papel que a vida desempenha em toda reflexão do filósofo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ALMEIDA, F. F. de. RUPTURA E CONVERSÃO: BACHELARD E O PROBLEMA DA VIDA. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 31, n. 1, p. 154–164, 2021. DOI: 10.18224/frag.v31i1.8647. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/8647. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Fábio Ferreira de Almeida, Faculdade de Filosofia - Universidade Federal de Goiás

Mestre e doutor em filosofia. Professor Associado junto à Faculdade de Filosofia da Universidade Federal de Goiás

Referências

BACHELARD, G. Le nouvel esprit scientifique. Paris: Alcan, 1937.

BACHELARD, G. L’idonéismo ou l’exactitude discursive. Études de philosophie des sciences. En hommage à Ferdinando Gonseth. Neuchâtel: Ed. Griffon, 1950.

BACHELARD, G. Le droit de rêver. Paris: PUF, 1970.

BACHELARD, G. L’engagement rationaliste. Paris: PUF, 1972.

BACHELARD, G. La formation de l’esprit scientifique. Paris: Vrin, 1972.

BACHELARD, G. L’eau et les rêves. Paris: Jose Corti, 1975.

BACHELARD, G. Fragments d’une poétique du feu. Paris: PUF, 1988.

BACHELARD, G. La psychanalyse du feu. Paris: Folio/Galimard, 1999.

BACHELARD, G. Lautréamont. Trad. bras. Fábio Ferreira de Almeida. Goiânia: Ed. Ricochete, 2013.

BRAUNSTEIN, J.-F. ; BING, F. Actualité de Georges Canguilhem – Le normal et le pathologique. Paris: Les empêcheurs de penser en rond, 1998.

CANGUILHEM, G. Michel Foucault: Morte do homem ou esgotamento do Cogito? Trad. Fábio F. de Almeida. Goiânia: Ricochete, 2013.

CANGUILHEM, G. Vie. In: CANGUILHEM, G. Oeuvres complètes tome V. Paris: Vrin, 2018, pp. 573-606.

FERREIRA DE ALMEIDA, F. Georges Canguilhem: vitalismo e filosofia biológica. In: FERREIRA DE ALMEIDA, F.; SALOMON, M. De Bergson a Rancière: pensar a filosofia francesa contemporânea. Goiânia: Ed. Ricochete, 2018.

FERREIRA DE ALMEIDA, F.; SALOMON, M. De Bergson a Rancière: pensar a filosofia francesa contemporânea. Goiânia: Ed. Rciochete, 2018, p. 81-99.

FOUCAULT, M. La vie: l’expérience, les sciences. In: FOUCAULT, M. Dits et écrits, vol II. Paris: Gallimard (Quarto), 2008.