A EDUCAÇÃO ESCOLAR E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: ESTRATÉGIAS DE FORTALECIMENTO POLÍTICO DE COMUNIDADES TRADICIONAIS

Conteúdo do artigo principal

Janeide Bispo dos Santos
Ana Paula Araújo Lopes
Marize Damiana Moura Batista e Batista

Resumo

Este artigo apresenta resultados preliminares de ações de ensino, pesquisa e extensão, cujo objetivo é analisar os impactos do avanço do capital imobiliário sobre o território das comunidades tradicionais, situadas no espaço, atualmente, definido com bairro SIM, em Feira de Santana - BA. O trabalho é realizado pelo Colégio Estadual Professora Tecla Mello em parceria com o grupo de pesquisa Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão em Geografia e Educação (LEPEGE), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB).O objeto de estudo, na conjuntura da sociedade contraditória, demarca a pedagogia histórico-crítica como teoria pedagógica que orienta a metodologia. Analisa o processo de formação do campesinato no contexto da sociedade capitalista e tem a questão agrária como estruturante das questões socioespaciais. Por fim, aborda a importância do trabalho pedagógico como possibilidade de formação dos camponeses como possibilidade de elevação da consciência social e elaboração de táticas para resistência em seus territórios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DOS SANTOS, J. B.; LOPES, A. P. A.; BATISTA E BATISTA, M. D. M. A EDUCAÇÃO ESCOLAR E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: ESTRATÉGIAS DE FORTALECIMENTO POLÍTICO DE COMUNIDADES TRADICIONAIS. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 30, n. 4, p. 673–687, 2021. DOI: 10.18224/frag.v30i4.8538. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/8538. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Janeide Bispo dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Professora Adjunto do Departamento de Educação, Campus XI (Serrinha), lotada no Colegiado de Geografia, na área de Prática de Ensino e no Mestrado em Intervenção Educativa e Social(MPIES). Líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Estudos Pesquisa e Extensão em Geografia e Educação (LEPEGE).

Ana Paula Araújo Lopes, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

Egressa Programa de Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação (DEDC) do Campus XI - Serrinha-Ba.

Referências

BRASIL. Censo Agropecuário, 2006. Instituto de Geografia e Estatística. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/agropecuaria/censoagro/2006/. Acesso em: 28 ago. 2020.

BRITO, Charlene José de. Da assistência à resistência: ecumenismo presbiteriano, mendicância, migração e luta pela terra na Bahia (1968-1990). 2013. 149 f. Dissertação (Mestrado em História) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Programa de Pós-Graduação em História, Feira de Santana, Bahia, Brasil, 2013.

FERNANDES, Bernardo Mançano. Conflitualidade e Desenvolvimento Territorial. In: BUAINAIN, Antônio Márcio. Luta pela Terra, Reforma Agrária e Gestão de Conflitos no Brasil. Campinas (SP): Unicamp, 2008.

LEFEBVRE, Henry. The Production of Spece. Cambridge, Mas: Blackvell Publishers, 1991.

MARTINS, Lígia Márcia. O Desenvolvimento do psiquismo e a Educação Escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Geografia Agrária: perspectivas no início do século XXI. In: OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. MARQUES, Marta Inez Medeiros. O Campo no Século XXI: território de vida, de luta e de construção de justiça social. Casa Amarela e Paz e terra, 2004.

OLIVEIRA, Ariovaldo Umbelino de. Modo Capitalista de Produção e Agricultura. São Paulo: Ática, 1990.

PAULINO, Eliane Tomiasi; ALMEIDA, Rosemeire Aparecida. Terra e território: a questão camponesa no capitalismo. São Paulo: Expressão Popular, 2010.

RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Ática, 1993.

SANTO, Sandra Medeiros. Planejamento Urbano de Feira de Santana (BA): Comparação entre os Planos Diretores de 1968 e 2000. Revista Geográfica de América Central. Costa Rica, 2011.

SANTOS, Bethsaide Souza. Passado e futuro de Feira de Santana – BA: modelagem da dinâmica espacial do uso do solo entre 2000 e 2022. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Feira de Santana, Programa de Pós-Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente. Feira de Santana, Bahia, Brasil, 2019.

SANTOS, Igor Gomes dos. Na Contramão do Sentido: Origens e Trajetórias do PT de Feira de Santana – Bahia (1979-2000). Dissertação (Mestrado) - UFF, Niterói, Rio de Janeiro, Brasil, 2007. p. 50.

SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço. São Paulo: Edusp, 2012.

SANTOS, Milton. O Espaço do Cidadão. São Paulo: Edusp, 2007.

SANTOS, Milton. O Espaço Dividido. São Paulo: Edusp, 2004.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. Campinas-SP: Autores Associados, 2005.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. Campinas-SP: Autores Associados, 2019.

SHANIN, Teodor. A definição de camponês: conceituações e desconceituações – o velho e o novo em uma discussão marxista. NERA, Presidente Prudente, v. 8, n. 7, p. 1-21, jul./dez. 2005.

VIGOTSKI, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo: Martins Fontes, 2007.