A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NO USO DAS ATIVIDADES REMOTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Everton Nery Carneiro
Diná de Santana Novais

Resumo

Neste trabalho, procura-se apresentar uma reflexão sobre o processo de formação realizado no espaço das atividades remotas, do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES), na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), desde que houve a necessidade do distanciamento social em virtude da Pandemia da COVID 19. O objetivo central é construir um relato de experiência numa perspectiva discente do programa de Pós-Graduação stricto sensu da UNEB, no que se refere ao processo de construção da autonomia no uso das atividades remotas em tempos de pandemia. Dentre os objetivos específicos destaca-se a necessidade de relacionar o processo de construção da autonomia e produção do conhecimento ao longo das atividades remotas desenvolvidas no Programa. O aporte teórico que embasa as reflexões sobre educação e construção da autonomia percorre as ideias de Freire (1996), em sua obra, “A pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa”, onde nela se fortalece o respeito pela ciência, pelos saberes dos educandos e pela ética. A abordagem adotada no estudo constitui-se enquanto qualitativa. A contribuição desse trabalho é a percepção de que a construção da autonomia tem extraordinária importância, pois possibilita o processo de produção do conhecimento de forma gradual e significativa, desenvolvendo com (e)afetividade o senso crítico, observando o caminho percorrido nesse processo de construção de conhecimentos. Deste relato de experiência, devemos considerar que o processo de formação circundou também em autoformação. Os discentes foram protagonistas da sua prática educativa, promovendo a consciência dessa prática, desenvolvendo uma rotina de estudos, reflexões e aprendizagens.

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Como Citar
CARNEIRO, E. N.; NOVAIS, D. de S. A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA NO USO DAS ATIVIDADES REMOTAS EM TEMPOS DE PANDEMIA NA UNIVERSIDADE PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 30, n. 4, p. 783–798, 2021. DOI: 10.18224/frag.v30i4.8530. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/8530. Acesso em: 20 abr. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Everton Nery Carneiro, Universidade do Estado da Bahia

Pós doutorado em Educação (Universidade Federal do Ceará). Doutor em Teologia pela Escola Superior de Teologia (CAPES 06). Mestre em Teologia (EST). Especialista em Filosofia Contemporânea (São Bento); Especialização em Ética, Teologia e Educação (EST); Especialista em Educação, desenvolvimento e Políticas Públicas (FACIBA); Licenciatura em Geografia (UEFS); Bacharelado em Teologia (STBNE); Licenciatura em Filosofia (FBB). Atualmente é docente da Universidade do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, hermenêutica, vida, filosofia, fenômeno religioso e arte. Atualmente é professor permanente do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES) onde atua como coordenador da Linha 02 (Novas formas de subjetivação e organização comunitária). Tem experiência na área de ensino de geografia e filosofia também no ensino médio. Atualmente desenvolve parte de suas atividades docentes na graduação nos seguintes componentes curriculares: Filosofia e Ética; Seminários Interdisciplinares de Pesquisa; Trabalho de Conclusão de Curso; Estudos Filosóficos; Arte, Cultura e Sociedade. Coordena o Curso de Pedagogia da UNEB no Campus XV.

Diná de Santana Novais, Universidade do Estado da Bahia

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia. Licenciatura Plena em Língua Portuguesa, do Programa Especial de Formação Pedagógica de Docente, pela Faculdade de Ciências da Bahia, Especialista em Gestão, Supervisão e Orientação Educacional. Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, Coordenação de Projetos e Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação.Atua como Analista Universitário na secretaria do Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social(MPIES), no Departamento de Educação - Campus XI - UNEB. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Religião, Cultura e Saúde-GEPERCS. Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Intervenção Educativa e Social (MPIES).

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