A PRÁTICA DE PROJETOS DE SOCIABILIDADE E INCLUSÃO EM INTERFACE COM OS SABERES RELIGIOSO, FILOSÓFICO E POPULAR

Conteúdo do artigo principal

José Reinaldo de Araújo Quinteiro
Rosimeire Soares da Silva

Resumo

Este artigo, de natureza qualitativa, objetiva apresentar como ocorrem os saberes e a sociabilidade na metodologia de projetos do Colégio Estadual da Polícia Militar – Rio Verde. Para tanto, questiona-se: quais saberes se destacam dentro de uma unidade militar de ensino? Como a sociabilidade se manifesta? O tipo de pesquisa que se utiliza é o de campo, mediante observação in loco e sistematização dos procedimentos analisados; e bibliográfica com fundamentação teórica ancorada nas perspectivas filosófica, com enfoque na problemática pedagógica. O método investigativo é o dedutivo, uma vez que parte da premissa de que essa Unidade de ensino rompe com expectativa do senso comum de rigidez metodológica (por ser unidade militar de ensino) e vivencia uma prática de projetos inclusiva. O resultado obtido está pautado na confirmação da hipótese inicial aliada à comprovação de que essas metodologias se integram ao que se prevê nos princípios da BNCC: desenvolvimento de competências.
.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
QUINTEIRO, J. R. de A.; SILVA, R. S. da. A PRÁTICA DE PROJETOS DE SOCIABILIDADE E INCLUSÃO EM INTERFACE COM OS SABERES RELIGIOSO, FILOSÓFICO E POPULAR. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 30, n. 3, p. 624–637, 2021. DOI: 10.18224/frag.v30i3.8279. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/8279. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

José Reinaldo de Araújo Quinteiro, UniRV - Universidade de Rio Verde Seduce - Secretaria Estadual de Educação e Cultura

Doutor e Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás). Professor na Universidade de Rio Verde (UniRV) e de Filosofia e História na Secretaria Estadual de Educação e Cultural de Goiás (Seduce). Graduado em Filosofia e Teologia.

Rosimeire Soares da Silva, Professora da FAR (Faculdade Almeida Rodrigues) Seduce - Secretaria Estadual de Educação e Cultura

Mestra em Letras (Literatura e Crítica Literária) pela PUC Goiás. Especialista no Ensino de Língua Portuguesa e Literaturas pela UniRV. Graduada em Letras pela Universidade de Rio Verde e em Pedagogia pela Instituto Superior Albert Einstein de Brasília. Professora na Faculdade Almeida Rodrigues e da educação básica na rede pública do estado de Goiás, CEPMG – Unidade Carlos Cunha Filho.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. São Paulo: Mestre Jou, 1970.

AGOSTINHO. A Natureza do Bem. Tradução: Carlos Ancê de Nougué. Rio de Janeiro: Sétimo Selo, 2006.

APPOLINÁRIO, Fábio. Dicionário de metodologia científica: um guia para a produção do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2004.

BARROS, Caroline Ramos et al. Interdisciplinaridade no ambiente escolar. [Artigo Científico]. In: IX ANPED SUL 2012: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Ijuí: Unijuí. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2414/501. Acesso em: 19 ago. 2019.

BARROS, Mônica. Cidadania em sala de aula. [Entrevista]. Disponível em http://www.educacaomilitar.com.br/cidadania-em-sala-de-aula/. Acesso em: 14 jul. 2017, às 06h09min.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução. 2 ed. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Linguagem, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. (Orientações curriculares para o ensino médio; volumes 1, 2 e 3).

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 11 set. 2019.

BRITO, Cléa Regina Muniz de. Cidadania em sala de aula Disponível em http://www.educacaomilitar.com.br/cidadania-em-sala-de-aula/. Acesso em: 14 ago. 2019, às 06h09min.

COTRIM, Gilberto. História Global - 3: Brasil e Geral. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2014.

DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2000.

DUCROT, Oswald. O dizer e o dito. Campinas: Pontes, 1987.

DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa: o sistema totêmico na Austrália. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

FACHIN, Odília. Fundamentos de metodologia. 4 ed. São Paulo: Saraiva, 2003.

FÉLIX, Luciene. Os sete pecados capitais. [Artigo de Filosofia]. Disponível em: http://www.esdc.com.br/CSF/artigo_2010_03_Os_sete_pecados_capitais.htm. Acesso em: 09 set. 2019, às 17h46min.

FERNANDES, José. Técnicas de estudo e pesquisa. 7.ed. Goiânia: Kelps, 2001.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

LEMOS, Carolina Teles. Para compreender Max Weber. Goiânia: Deescubra, 2007.

MARX, Karl, Contribuição à crítica da filosofia do direito em Hegel. In: MARX, K. Manuscritos econômicos e filosóficos. São Paulo: Martin Claret, 2004. p. 45-59; 61-130.

MONDIN, Batista. Introdução à Filosofia: problemas, sistemas, autores, obras. 13. ed. São Paulo: Paulus, 2002.

PPP: Projeto Político Pedagógico do Colégio Estadual da Polícia Militar de Rio Verde – Unidade Carlos Cunha Filho. Rio Verde, 2019.

OLIVEIRA, Célia Coelho G.S.S. A presença da família na Romaria do Bom Jesus da Lapa: a convivência da tradição com a modernidade. In: LEMOS, Carolina Teles (org.). Religião e (Re) significação da intimidade. Goiânia: Ed. da PUC Goiás; Kelps, 2012. p. 51-68.

QUINTEIRO, José Reinaldo de Araújo. Possibilidades de conhecer a Deus: a consciência existencial sartreana e a sapiencial coeletiana. Tese (Doutorado em Ciências da Religião) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2014.

RUIZ, Castor M.M. Bartolomé. Os paradoxos do imaginário. São Leopoldo: Unisinos, 2004.

SANTOS, Adelar Conceição dos. A crítica de Sartre ao ego transcendental na fenomenologia de Husserl. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008. Disponível em: <http://w3.ufsm.br/ppgf/menuesp2/1417c70e045b5b258e55957b9986d7b7.pdf>. Acesso em: 10/08/2019.

SARTRE, Jean-Paul. O ser e o nada – Ensaio de ontologia fenomenológica. Tradução: Paulo Perdigão. 19.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

SIBILIA, Paula. O espetáculo do eu. Reportagem. Disponível em: https://www2.uol.com.br/vivermente/reportagens/o_espetaculo_do_eu.html. Acesso em: 12 set. 2019.