INTERCÂMBIO INTERNACIONAL NA MODALIDADE DE PÓS-DOUTORADO: SABERES, FAZERES E EMOÇÕES

Conteúdo do artigo principal

Marizete Argolo Teixeira
Themis Apostolidis

Resumo

Resumo: reflexões acerca da experiência no Pós-doutorado financiado pelo CNPq, Ciência Sem Fronteiras, realizado na Université d’Aix-Marseille, no Laboratoire de Psychologie Sociale (EA 849), Aix-en-Provence, França, no período de setembro 2015 a agosto 2016. Teve como enfoque o aprofundamento teórico da Teoria das Representações Sociais, fundamentando os aspectos conceituais sobre a in-fluência da amamentação no relacionamento conjugal. Destaca-se a participação em cursos, reuniões de grupos de pesquisa, eventos científicos, troca de saberes, fazeres e emoções com pesquisadores, realização de conferência, análise de dados em pesquisa, elaboração de artigos científicos, estreitamento de elos interinstitucionais e sentimentos/emoções despertados com a experiência. Conclui-se que o pós-doutorado é uma estratégia profícua de internacionalização do conhecimento e um importante intercâmbio educacional internacional entre as insti-tuições de ensino superior a partir das trocas de saberes/fazeres entre pesquisa-dores, especialmente com o professor orientador. Os sentimentos e emoções despertados durante o processo engrandeceram ambos, fortalecendo laços pessoais e institucionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
TEIXEIRA, M. A.; APOSTOLIDIS, T. INTERCÂMBIO INTERNACIONAL NA MODALIDADE DE PÓS-DOUTORADO: SABERES, FAZERES E EMOÇÕES. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 29, n. 4, p. 660–671, 2020. DOI: 10.18224/frag.v29i4.7611. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/7611. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Marizete Argolo Teixeira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Departamento de Saúde II. Professora Titular B

Themis Apostolidis, Université Aix-Marseille

Directeur du Laboratoire de Psychologie Social LPS EA 849. Pole Psychologie Sciences de l’Education. Aix-en-Provence, France

Referências

APOSTOLIDIS, Themis. Présentation du laboratoire. Disponível em: http://www.lps-aix.com/?page_id=15. Acesso em: 29 Jul. 2019.

BARROS, Alba Lúcia Bottura Leite de; MATHEUS, Maria Clara Cassuli; GUTIERREZ, Maria Gaby Rivero de. Internationalization of Nursing know-and-do. Acta paul. enferm., São Paulo, v. 21, n. 1, p. v, Mar. 2008. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002008000100001&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: on 29 Aug. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-21002008000100001.

BRASIL, Ministério da Saúde. Ciência sem fronteiras. O programa: o que é?. Disponível em: <http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/o-programa>. Aces-so em: 28 Aug. 2019.

COIMBRA JUNIOR, Carlos E. A. Efeitos colaterais do produtivismo acadêmico na pós-graduação. Cad Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 25, n. 10, p. 2092-2093, 2009. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v25n10/01.pdf. Acesso em 29 Aug. 2019. https://doi.org/10.1590/s0102-311x2009001000001.

JODELET, Denise. Loucuras e representações sociais. Petrópolis: Vozes, 2005.

MONTANARI, Patricia Martins. Formação para o trabalho no ensino das graduações em saúde. Saúde Soc. São Paulo, v.27, n.4, p.980-986, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/sausoc/v27n4/1984-0470-sausoc-27-04-980.pdf> Acesso em: 29 Aug. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/s0104-12902018180974.

MOSCOVICI, S. A psicanálise, sua imagem e seu público. Petrópolis: Vozes, 2012.

SCOCHI, Carmen Gracinda Silvan; MUNARILL, Denize Bouttelet; GELBCKELL, Francine Lima; ERDMANNL, Alacoque Lorenzini; GUTIÈRREZ, Maria Gaby Rivero de; RODRIGUES, Rosalina Aparecida Partezani. Pós-graduação Stricto Sensu em enfermagem no Brasil: avanços e perspectivas. Rev Bras Enferm., Brasília, v.66, n. spe., p. 80-89, 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/reben/v66nspe/v66nspea11.pdf>. Acesso em: 29 Aug. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S0034-71672013000700011.

SOUZA, Kleyde Ventura de. Intercâmbio educacional internacional na modalidade doutorado sanduíche em enfermagem: relato de experiência. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro , v. 12, n. 2, p. 358-363, June 2008 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-81452008000200025&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 29 Aug. 2019. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452008000200025.

SILVA, Rafael Celestino da; FERREIRA, Maria de Assunção.; APOSTOLIDIS, Thémis. Doutorado sanduíche como estratégia de internacionalização do conhecimento da enfermagem. Cienc Cuid Saude, v. 13, n. 4, p. 782-787, 2014. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/280716934_EXPERIENCE_REPORT_SANDWICH_DOCTORATE_AS_A_STRATEGY_FOR_THE_INTERNATIONALIZATION_OF_NURSING_KNOWLEDGE/link/55c22fe508aebc967defd5d9/download>. Acesso em: 29 Aug. 2019. DOI: 10.4025/cienccuidsaude.v13i4.20212.