INTEGRAÇÃO ENTRE ORGANIZAÇÕES NÃO GOVERNAMENTAIS (ONGs) E A UNIVERSIDADE: CONTRIBUIÇÕES PARA EFETIVAÇÃO DA POLÍTICA NACIONAL DA PESSOA IDOSA

Maria Paula Simôes Lima, Clarissa Barbarotto

Resumo


Objetiva-se discutir o papel da universidade na sociedade, pela experiência de estudantes em uma ONG. Fez-se um estudo descritivo e transversal, no qual 7 estudantes do 3º ano de medicina de uma instituição privada sob supervisão fizeram avaliação global de idosos voluntários em um Centro de Convivência do Idoso. Resultados apontam inúmeros desajustes pressóricos, glicêmicos, ponderais, oftalmológicos, emocionais, dentre outros, salientando a ineficácia da execução da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (PNSPI), a qual deveria promover ações de proteção e manutenção da saúde, prevenção de agravos e redução de danos. O trabalho é inovador, pois qualifica o projeto da ONG, agregando serviços prestados aos idosos, contemplando aspectos multidimensionais, com uma assistência humanizada, longitudinal e oportuna, conforme a PNSPI, preenchendo uma lacuna da assistência prestada a essa faixa etária. Permitiu, também, o aprendizado médico do biopsicossocial, fato ainda recente nesse meio.

Palavras-chave


Política de Saúde, Atenção Primária em Saúde, Estudantes de Medicina, Universidade, Organizações não Governamentais

Texto completo:

PDF

Referências


ANDRADEA Nathalia Barros de, et al. Centro de Convivência de Idosos: uma abordagem de estimulação cognitiva e psicossocial. São Carlos: Editora UFSCAR; 2014.

CAMACHO Alessandra Conceição Leite Funchal, COELHO Maria José. Políticas Públicas para a saúde do idoso: revisão sistemática. Brasília: Rev Bras Enferm, 2010.

GOMES, Ana Cristina. Corrupção e Políticas Públicas: A CPI “das ONGs”. Barretos: Revista Jus Populis, 2015.

GUSSO Gustavo, LOPES José Mauro Ceratti. Tratado de Medicina de Família e Comunidade: Princípios, Formação e Prática. Vol I. São Paulo: Artmed; 2012.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Síntese de Indicadores Sociais 2010. Rio de Janeiro: IBGE. 2010. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em 30 jun 2016.

________. Lei no. 8080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde; a organização e o funcionamento dos serviços correspondente e da outras providencias. Diário Oficial da República Federativa do Brasil. Brasília: DF, p.18055, 20 de set. 1990.

MARTINS Josiane de Jesus, et al. Políticas Públicas de atenção à saúde do idoso: reflexão acerca da capacitação dos profissionais da saúde para o cuidado com o idoso. Florianópolis: Rev Bras Geriatr Gerontol, 2007.

________.Ministério da Previdência e Assistência Social. Portaria MPAS/SEAS nº 73. Normas de Funcionamento de Serviços de Atenção ao Idoso no Brasil. Brasília: Ministério da Previdência e Assistência Social, 2001.

________.Ministério da Saúde. Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa. Ministério da Saúde: Brasília, 2009.

MORAIS, Ana Carolina Bittencour et al. Manual do terceiro setor. Disponível em: < http://www.abong.org.br/final/download/manualdoterceirosetor.pdf>. Acesso em 08 jun.2016

REBEIS Marina Mattos et al. Educação Médica apoiada em comunidade: projetos de intervenção como forma de aprendizado sobre a criação de redes e intersetorialidade. São Paulo. Rev Med, 2014. P 98, 99

SANTOS Jair Lício Ferreira, WESTPHAL Marcia Faria. Práticas emergentes de um novo paradigma de saúde: o papel da universidade. São Paulo. Estudos Avançados, 1999.

SOUZA Maria Cristina Almeida de, et al. Manual de campo para alunos de medicina: estratégia otimizadora da prática médica na comunidade. Vassouras-RJ. Rev Fluminense de Extensão Universitária, 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.18224/frag.v29i4.7464

Rodapé - Fragmentos
 

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição Sem Derivações 4.0 CC BY-NC-ND


FRAGMENTOS DE CULTURA | Pontifícia Universidade Católica de Goiás | Instituto de Filosofia e Teologia | Sociedade Goiana de Cultura | e-ISSN 1983-7828 | Qualis CAPES Preliminar 2019 = B1

Visitantes - (04/09/2017 - 25/06/2020)

Fonte: Google Analytics.