PARCERIA PÚBLICO-PRIVADO NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR NO ESTADO DE GOIÁS

Conteúdo do artigo principal

Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita
Maria Esperança Fernandes Carneiro
Lucia Helena Rincon Afonso

Resumo

Neste artigo abordaremos a controversa questão da parceria público-privado na educação, enquanto estratégia de sociabilidade do capital, que via políticas públicas neoliberais consolida a transferência de recursos do setor público para o setor privado. Vamos enfocar esta parceria analisando-a enquanto estratégia de gestão no Estado de Goiás, marcadamente no governo Marconi Perillo (1999-2006; 2011-2018), que tentou terceirizar a educação em Goiás por meio da transferência de gestão das escolas públicas para as Organizações Sociais- OSs. Como percurso metodológico fizemos um breve histórico do processo de implantação das concepções de gestão que permeiam o ideário neoliberal. Recorremos à pesquisa documental que nos permitiu apontarmos os riscos que se delineiam ao se persistir este modelo de prática gestionária que ocupa a agenda das discussões acerca da educação pública em todo o país, destacando a situação do estado de Goiás como um dos parâmetros desta tentativa de implantação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
MESQUITA, M. C. das G. D.; CARNEIRO, M. E. F.; AFONSO, L. H. R. PARCERIA PÚBLICO-PRIVADO NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR NO ESTADO DE GOIÁS. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 29, n. 1, p. 7–15, 2019. DOI: 10.18224/frag.v29i1.7423. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/7423. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Maria Cristina das Graças Dutra Mesquita, PUC Goiás

Formação inicial em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás, (2001). Mestre em Educação e Doutora (2010) pela PUC Goiás na linha de pesquisa Estado, Políticas e Instituições Escolares. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Políticas Educacionais, Legislação e Economia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, formação de professores, avaliação institucional, gestão, financiamento da educação e políticas públicas. Atuou como gestora pública e atualmente é professora da PUC Goiás na Graduação, Coordenadora do Curso de Pedagogia da PUC Goiás e integra o Programa de Pós Graduação e Pesquisa em Educação da PUC Goiás. Integra o Fórum Municipal de Educação de Goiânia, como representante da PUC Goiás. Objeto de pesquisa: políticas públicas educacionais/ financiamento da educação. Membro do Grupo de Pesquisa: Políticas Educacionais e Gestão Escolar htpp://gppege.por.br. Coordenadora da Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais - PPGE- PUC Goiás.

Maria Esperança Fernandes Carneiro, PUC Goiás

Possui graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1975), Mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (1982) e Doutorado em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Atualmente é professora titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Membro do Grupo de Pesquisa: Políticas Educacionais e Gestão Escolar. Site: htpp://gppege.org.br.

Lucia Helena Rincon Afonso, PUC Goiás

Possui graduação e mestrado em História pela Universidade Federal de Goiás (1981), e doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP 2002). Professora adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Integrante do PPGE/PUC Goiás, na linha de Pesquisa Estado, Políticas e Instituições Educacionais. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa registrado no CNPQ, Políticas Educacionais e Gestão Escolar (Site: htpp://gppege.org.br) e da Rede de Pesquisa registrada na FAPEG, Estado, Instituições e Políticas Educacionais. Desenvolve o projeto OBSERVATÓRIO SÉCULO XXI ? Professor@s formad@s na PUC Goiás em tempos de produção flexível e sociedade midiática: Configurações de Gênero e Representações Profissionais.Tem experiência na área de História, com ênfase em Direitos da Mulher, atuando principalmente nos seguintes temas: educação e trabalho, mulher, gênero, políticas públicas e formação de professores. Foi membro da Comissão da Verdade da Confederação Nacional de Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino/CONTEE, é Membro efetivo do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, representando a União Brasileira de Mulheres. Atualmente é Diretora de Comunicação da Associação dos Professores da Universidade católica de Goiás, membro da Coordenação Nacional da União Brasileira de Mulheres.

Referências

ALGEBAILE, Maria Emilia Bertino. Mecanismos Regulatórios como Elementos Constitutivos da Nova Pedagogia. In: NEVES, Lúcia Maria Wanderley. A nova Pedagogia da Hegemonia: estratégias do capital para educar o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

BRASIL. Lei 8.666 de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8666cons.htm. Acesso em: 24 maio 2016.

BRASIL. Presidência da República, Câmara da Reforma do Estado. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado, Brasília, 1995. PDF.

GENTILI, Pablo A. A. A falsificação do Consenso: simulacro e imposição na Reforma Educacional do Neoliberalismo. Petrópolis: Vozes, 1998.

GOIÁS. Lei 15.503 de 28 de dezembro de 2005. Dispõe sobre a qualificação de entidades como organizações sociais estaduais, disciplina o procedimento de chamamento e seleção públicos e dá outras providências. Disponível em: http://www.gabinetecivil.goias.gov.br/leis_ordinarias/2005/lei_15503.htm. Acesso em: 24 maio 2016.

GOIÁS. Ministério Público do Estado de Goiás, Ministério Público Federal, Ministério Públicos de Contas junto ao Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Referência: ICs 201500469399 e 201500468202, de 16 de fevereiro de 2016. Mimeo. Pdf

HAYEK, Friedrich A. Desestatização do Dinheiro. Tradução: Helísa Gonçalves Barbosa. São Paulo: Instituto Ludwig Von Mises, 2011.

SOUZA, Fábio Araujo de; FLORES, Maria Marta Lopes. Organização Social de Educação em Goiás: incertezas e contradições sociais. Poíesis Pedagógica, Catalão-GO, v. 16, n.1, p. 55-66, jul./dez. 2018.