AS CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO

Conteúdo do artigo principal

Pollyanna Rosa Ribeiro
Laiz Ferreira Rego

Resumo

Este artigo busca mostrar a Linguística como componente indispensável para a formação do pedagogo, visto que o suporte desse campo científico oferece ampliação do repertório docente na superação das práticas tradicionais da aquisição da linguagem escrita e do ensino da língua portuguesa. Com mais de um século de existência, a Linguística hoje é constituída por áreas diversas que permitem aprofundar nos componentes da linguagem falada ou escrita. Sendo assim, são muitas as contribuições que esse campo científico nos traz ao se debruçar, sob diferentes prismas, ao que é muito caro ao trabalho do pedagogo: o texto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
RIBEIRO, P. R.; REGO, L. F. AS CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 29, n. 2, p. 191–199, 2019. DOI: 10.18224/frag.v29i2.7364. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/7364. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Laiz Ferreira Rego, Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Pedagoga pela PUC Goiás.

Referências

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 2009.

LIMA E SOUZA, Elizabeth Landi de. Caminho Suave e Pipoca: o alfabetizando como não sujeito do processo. In: BRAGGIO, Sílvia L. B. (org.). Contribuições da linguística para a alfabetização. Goiânia: Ed. da UFG, 1995. p. 11-42.

SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 1995.

SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Na trilha da gramática: conhecimento linguístico na alfabetização e letramento. São Paulo: Cortez, 2013.