AS CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo busca mostrar a Linguística como componente indispensável para a formação do pedagogo, visto que o suporte desse campo científico oferece ampliação do repertório docente na superação das práticas tradicionais da aquisição da linguagem escrita e do ensino da língua portuguesa. Com mais de um século de existência, a Linguística hoje é constituída por áreas diversas que permitem aprofundar nos componentes da linguagem falada ou escrita. Sendo assim, são muitas as contribuições que esse campo científico nos traz ao se debruçar, sob diferentes prismas, ao que é muito caro ao trabalho do pedagogo: o texto.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Detalhes do artigo
Como Citar
RIBEIRO, P. R.; REGO, L. F. AS CONTRIBUIÇÕES DA LINGUÍSTICA PARA A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 29, n. 2, p. 191–199, 2019. DOI: 10.18224/frag.v29i2.7364. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/7364. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Submeto(emos) este texto original e inédito, de minha(nossa) autoria, à avaliação de Fragmentos de Cultura, e concordo(amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora da PUC Goiás, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Fragmentos de Cultura. Declaro(amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o(s) autor(es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço(Reconhecemos) ainda que Fragmentos de Cultura está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL
Referências
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e linguística. São Paulo: Scipione, 2009.
LIMA E SOUZA, Elizabeth Landi de. Caminho Suave e Pipoca: o alfabetizando como não sujeito do processo. In: BRAGGIO, Sílvia L. B. (org.). Contribuições da linguística para a alfabetização. Goiânia: Ed. da UFG, 1995. p. 11-42.
SAUSSURE, Ferdinand. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 1995.
SOARES, Magda. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Na trilha da gramática: conhecimento linguístico na alfabetização e letramento. São Paulo: Cortez, 2013.