O PENSAMENTO FOUCAULTIANO E OS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO: ALGUMAS PONDERAÇÕES

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Daniella Couto Lôbo

Resumo

o presente artigo busca discutir reflexões sobre as possíveis contribuições do pensamento foucaultiano à educação. Dessa forma, primeiramente apresenta-se uma breve trajetória das pesquisas do filósofo que, com o tempo, passaram por mudanças, sendo reconhecidas em suas três fases: arqueologia, genealogia e ética. Busca-se também apresentar aspectos da fase genealógica, entendendo que é o momento em que o poder aparece em seus estudos. Neste contexto, a obra Vigiar e Punir (2013a) merece destaque. Foucault descreve vários arquivos sobre a história das penalidades e das instituições que perpetuaram práticas de punição, adestramento e controle. As instituições educativas enquanto espaço de formação também contribuíram para a constituição dos saberes de uma sociedade produtiva. A par dessas questões busca-se elucidar algumas aproximações dos estudos do filósofo aos discursos da educação que possuem um viés de liberdade na modernidade, mas que resultam na verdade em processos educativos que excluem, adestram e controlam.

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Como Citar
LÔBO, D. C. O PENSAMENTO FOUCAULTIANO E OS DISCURSOS DA EDUCAÇÃO: ALGUMAS PONDERAÇÕES. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 29, n. 2, p. 180–190, 2019. DOI: 10.18224/frag.v29i2.7358. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/7358. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Daniella Couto Lôbo, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutora em Educação Graduada em Pedagogia pela PUC Goiás Professora no curso de Pedagogia da PUC Goiás

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