POLÍTICAS SOCIAIS E EDUCACIONAIS NA VIRADA DO SÉCULO XXI: ESTADO, NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Downloads
Detalhes do artigo
Referências
AMORIM, H.; SILVA, J. B. Classes e lutas de classes: novos questionamentos. São Paulo: Annablume, 2015.
BARBOSA, I. G. A educação infantil: perspectiva histórica, lutas e necessidades. Goiânia: FE/UFG, 1999.
BARBOSA, I. G. O Método dialético na pesquisa em educação da infância: desafios e possibilidades para a Psicologia e a Educação. In: MONTEIRO, F. M. de A.; MULLER, M. L. R. (orgs.). Educação como espaço da cultura. Cuiabá: UFMT, v. II, p. 227-228, 2006.
BOBBIO, N. Liberalismo e democracia. São Paulo: Brasiliense, 1993.
BRZEZINSKI, I. Política de formação de professores: a formação do professor “primário” na lei nº 9.394/1996 e em seus desdobramentos. In: BRZEZINSKI, I. (org.). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. São Paulo: Cortez, 2000.
CORRÊA, V. Globalização e neoliberalismo: o que isso tem a ver com você, professor? Rio de Janeiro: Quartet, 2000.
COUTINHO, C. N. Marxismo e política: a dualidade de poderes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 1994.
CUNHA, L. A. R. da. Educação e desenvolvimento social no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.
DOURADO, L. F. A reforma do estado e as políticas de formação de professores nos anos 1990. In: DOURADO, L. F.; PARO, V. H. (orgs.). Políticas públicas & educação básica. São Paulo: Xamã, 2001. p. 49-57.
DRAIBE, S. M. A política social no período FHC e o sistema de proteção social. Tempo Social, São Paulo, v. 15, n. 2, 2003.
FRIGOTTO, G. (org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere: Maquiavel – notas sobre o Estado e a Política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. p. 12-109. 3 v.
LAURELL, A. C. Avançando em direção ao passado: a política social do neoliberalismo. In: LAURELL, A. C. (org.). Estado e políticas sociais no neoliberalismo. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997. p. 151-178.
LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Planta, 2004.
MARRACH, S. A. Neoliberalismo e Educação. In: GUIRALDELLI JUNIOR, P. (org.). Infância, Educação e Neoliberalismo. São Paulo: Cortez, p. 42-56, 1996.
MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 1989.
MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Cortez, 1998.
MÉSZÁROS, I. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2002.
MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.
MONTAÑO, C.; DURIGUETTO, M. L. Estado, Classe e Movimento Social. São Paulo: Cortez, 2010.
NASCIMENTO, A.; SILVA, A. F.; ALGEBAILE, M. E. B. Estado, mercado e trabalho: neoliberalismo e políticas sociais. In: NEVES, L. M. W. (org.). O empresariamento da educação: novos contornos do ensino superior no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2002. p. 85-104.
NEVES, L. M. W. (org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar para o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.
RODRIGUEZ, V. Financiamento da educação e políticas públicas: o FUNDEF e a política de descentralização. Cadernos Cedes, Campinas, v. 21, n. 55, nov. 2009.
SANTOS, T. dos. Conceito de Classes Sociais. Petrópolis: Vozes, 1982.
TORRES, R. M. Melhorar a qualidade da educação básica? As estratégias do Banco Mundial. In: TOMMASI, L. de; WARDE, J. M.; HADDAD, S. (orgs.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1998.
VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.