POLÍTICAS SOCIAIS E EDUCACIONAIS NA VIRADA DO SÉCULO XXI: ESTADO, NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO

Conteúdo do artigo principal

Renato Barros de Almeida
Rodrigo Fideles Fernandes Mohn
Rosiris Pereira de Souza

Resumo

Este artigo busca explicitar e compreender a influência e a articulação, no que tange à concepção de “estado”, existente nos princípios e valores entre o “neoliberalismo” e a “educação”. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de analisar o campo das políticas, mais diretamente as políticas sociais e educacionais. Enquanto recorte temporal, nos debruçamos na virada para o século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ALMEIDA, R. B. de; MOHN, R. F. F.; SOUZA, R. P. de. POLÍTICAS SOCIAIS E EDUCACIONAIS NA VIRADA DO SÉCULO XXI: ESTADO, NEOLIBERALISMO E EDUCAÇÃO. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 29, n. 1, p. 27–42, 2019. DOI: 10.18224/frag.v29i1.7150. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/7150. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Renato Barros de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Universidade Estadual de Goiás

Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília/UNB, na linha de pesquisa de Profissão Docente, currículo e Avaliação (PDCA). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professor efetivo da Pontifícia Universidade Católica de Goiás e professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás/Campus Jaraguá.

Rodrigo Fideles Fernandes Mohn, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Doutor em Educação pela Universidade de Brasília, Mestre em Educação e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Professor Adjunto I de Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia da Escola de Formação de Professores e Humanidades da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Rosiris Pereira de Souza, Universidade Federal de Goiás

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília na Linha de Pesquisa: Profissão Docente, Currículo e Avaliação (PDCA). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Goiás. Professora e pesquisadora em Regime de Dedicação Exclusiva na Universidade Federal de Goiás, lotada no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE), atuando junto ao Departamento de Educação Infantil (DEI).

Referências

AMORIM, H.; SILVA, J. B. Classes e lutas de classes: novos questionamentos. São Paulo: Annablume, 2015.

BARBOSA, I. G. A educação infantil: perspectiva histórica, lutas e necessidades. Goiânia: FE/UFG, 1999.

BARBOSA, I. G. O Método dialético na pesquisa em educação da infância: desafios e possibilidades para a Psicologia e a Educação. In: MONTEIRO, F. M. de A.; MULLER, M. L. R. (orgs.). Educação como espaço da cultura. Cuiabá: UFMT, v. II, p. 227-228, 2006.

BOBBIO, N. Liberalismo e democracia. São Paulo: Brasiliense, 1993.

BRZEZINSKI, I. Política de formação de professores: a formação do professor “primário” na lei nº 9.394/1996 e em seus desdobramentos. In: BRZEZINSKI, I. (org.). LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. São Paulo: Cortez, 2000.

CORRÊA, V. Globalização e neoliberalismo: o que isso tem a ver com você, professor? Rio de Janeiro: Quartet, 2000.

COUTINHO, C. N. Marxismo e política: a dualidade de poderes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 1994.

CUNHA, L. A. R. da. Educação e desenvolvimento social no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1979.

DOURADO, L. F. A reforma do estado e as políticas de formação de professores nos anos 1990. In: DOURADO, L. F.; PARO, V. H. (orgs.). Políticas públicas & educação básica. São Paulo: Xamã, 2001. p. 49-57.

DRAIBE, S. M. A política social no período FHC e o sistema de proteção social. Tempo Social, São Paulo, v. 15, n. 2, 2003.

FRIGOTTO, G. (org.). Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

GRAMSCI, A. Cadernos do cárcere: Maquiavel – notas sobre o Estado e a Política. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. p. 12-109. 3 v.

LAURELL, A. C. Avançando em direção ao passado: a política social do neoliberalismo. In: LAURELL, A. C. (org.). Estado e políticas sociais no neoliberalismo. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1997. p. 151-178.

LAVAL, C. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Londrina: Planta, 2004.

MARRACH, S. A. Neoliberalismo e Educação. In: GUIRALDELLI JUNIOR, P. (org.). Infância, Educação e Neoliberalismo. São Paulo: Cortez, p. 42-56, 1996.

MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia Alemã. 7. ed. São Paulo: Hucitec, 1989.

MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Cortez, 1998.

MÉSZÁROS, I. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2002.

MÉSZÁROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2005.

MONTAÑO, C.; DURIGUETTO, M. L. Estado, Classe e Movimento Social. São Paulo: Cortez, 2010.

NASCIMENTO, A.; SILVA, A. F.; ALGEBAILE, M. E. B. Estado, mercado e trabalho: neoliberalismo e políticas sociais. In: NEVES, L. M. W. (org.). O empresariamento da educação: novos contornos do ensino superior no Brasil dos anos 1990. São Paulo: Xamã, 2002. p. 85-104.

NEVES, L. M. W. (org.). A nova pedagogia da hegemonia: estratégias do capital para educar para o consenso. São Paulo: Xamã, 2005.

RODRIGUEZ, V. Financiamento da educação e políticas públicas: o FUNDEF e a política de descentralização. Cadernos Cedes, Campinas, v. 21, n. 55, nov. 2009.

SANTOS, T. dos. Conceito de Classes Sociais. Petrópolis: Vozes, 1982.

TORRES, R. M. Melhorar a qualidade da educação básica? As estratégias do Banco Mundial. In: TOMMASI, L. de; WARDE, J. M.; HADDAD, S. (orgs.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. São Paulo: Cortez, 1998.

VÁZQUEZ, A. S. Filosofia da práxis. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1977.