SUPLÍCIO DO CORPO E DESTRUIÇÃO DO EU EM “WHAT WHERE” DE SAMUEL BECKETT

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Eduardo José Reinato
Lorena Amorelli Reinato

Resumo

O presente artigo objetiva analisar de que maneira a montagem e apresentação da peça de Samuel Beckett, denominada Que Onde, recompõe a discussão sobre a tortura e e a inquietação diante do processo de destruição do sujeito. A peça encenada pelo grupo Máskara, da UFG traz a tona a possibilidade, de discussão sobre estética e tortura. Percorrer associações como camadas de claros e escuros nos fará mergulhar em um espaço tecido de citações e de fragmentos que se cristalizam hoje em nosso interior e em nossas retinas. Essas referências nos impelem a uma praia tenebrosa de nossa “memória involuntária”. Com certeza, é essa a forma mais furtiva de criação de elos, pontes e relações entre a cultura – estética – linguagens.

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Como Citar
REINATO, E. J.; REINATO, L. A. SUPLÍCIO DO CORPO E DESTRUIÇÃO DO EU EM “WHAT WHERE” DE SAMUEL BECKETT. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 28, n. 3, p. 317–326, 2018. DOI: 10.18224/frag.v28i3.6681. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/6681. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Eduardo José Reinato, PUC Goiás

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em História Social pela USP. Especialista em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduado em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor no Programa de Mestrado/Doutorado em Performances Culturais da UFG.

Lorena Amorelli Reinato, Bolsista em Educação Social pelo Instituto Politécnico de Braganca ITB.

Psicanalista e Graduada em Psicologia pela UFG. Graduanda em Dança Moderna e Contemporânea pelo ITEGO-Basileu França. Bolsista em Educação Social no Instituto Politécnico de Braganca ITB, Portugal.

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