<b>EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA NA TEORIA CRÍTICA DE ADORNO</b>

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Adilson Cristiano Habowski
Elaine Conte
Helen Rose Flores de Flores

Resumo

O presente estudo, de alicerce hermenêutico adorniano, objetiva debater o conceito de violência apresentada por Adorno e suas inter-relações com a barbárie e a educação. Adorno entende a violência como constitutiva do ser humano e que no processo civilizatório produzimos também a anticivilização. Nesse contexto, a educação seria a imprescindível para canalizar os impulsos sociais desagregadores e agressivos, direcionando para processos formativos de princípios socioculturais. Debatemos que a função política da educação é de conscientizar, resistir e combater os modos de ação violentos, desiguais, injustos e desumanos operantes, para produzir a formação cultural por meio do respeito ao outro, do reconhecimento recíproco e da valorização das diferenças. Concluímos que a escola precisa apropriar-se dos conhecimentos da tradição cultural para superar as violências de uma inclusão na exclusão (um eufemismo cruel diria Freire) e reestabelecer a cultura do diálogo formativo que passa pela sensibilidade social.


EDUCATION AND VIOLENCE IN THE CRITICAL THEORY OF ADORNO

The present study, with an adornmental hermeneutic foundation, aims to discuss the concept of violence presented by Adorno and its interrelations with barbarism and education. Adorno understands violence as constitutive of the human being and that in the civilizing process we also produce anticivilization. In this context, education would be essential to channel disaggregating and aggressive social impulses, directing to formative processes of socio-cultural principles. We debate that the political function of education is to raise awareness, resist and combat violent, unequal, unjust and inhuman ways of action, to produce cultural formation through respect for the other, reciprocal recognition and appreciation of differences. We conclude that the school needs to appropriate the knowledge of cultural tradition to overcome the violence of inclusion in exclusion (a cruel euphemism Freire) and reestablish the culture of the formative dialogue that passes through social sensitivity.

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Como Citar
HABOWSKI, A. C.; CONTE, E.; FLORES, H. R. F. de. <b>EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA NA TEORIA CRÍTICA DE ADORNO</b>. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 28, n. 2, p. 231–245, 2018. DOI: 10.18224/frag.v28i2.6440. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/6440. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Adilson Cristiano Habowski, Universidade La Salle/UNILASALLE

Mestrando em Educação da Universidade La Salle - UNILASALLE, Canoas. Bolsista da CAPES. Integrante do grupo de pesquisa NETE/UNILASALLE/CNPq.

Elaine Conte, Universidade La Salle/UNILASALLE

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professora pesquisadora do Programa de Mestrado em Educação e Líder do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq e membro do Grupo de Estudos sobre Filosofia da Educação e Formação de Professores - GEFFOP/CNPq.

Helen Rose Flores de Flores, Universidade La Salle/UNILASALLE e UFRGS.

Doutoranda em Educação da Universidade La Salle  e membro  do Núcleo de Estudos sobre Tecnologias na Educação - NETE/CNPq.

Referências

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