MEMÓRIA E IDENTIDADE NO JOGO DE CAPOEIRA EM ALTOS- PI

Conteúdo do artigo principal

Ivan Francisco Viana de Lima
Márcio Douglas de Carvalho e Silva

Resumo

A capoeira é uma das manifestações da cultura afro-brasileira mais praticadas no Brasil, e nos últimos anos vem ganhando reconhecimento em diversos países. As várias denominações atribuídas à prática sinalizam o quanto essa manifestação agrega valores herdados dos povos que foram trazidos do continente africano. Dança, luta, movimento corporal e instrumentos musicais estão inseridos nos ritmos e rituais dessa prática que evoca a história e a memória como principais ferramentas de afirmação da cultura afro-brasileira. O presente artigo tem como objetivo analisar a capoeira como instrumento de inserção sociocultural da matriz afro-brasileira no município de Altos-Piauí. Utilizamos como metodologia a história oral e a etnografia. O estudo demonstrou a importância que os elementos que constitui, o jogo de capoeira, dança, luta, música, e instrumentos musicais tem para afirmação da identidade dos praticantes da arte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
VIANA DE LIMA, I. F.; E SILVA, M. D. de C. MEMÓRIA E IDENTIDADE NO JOGO DE CAPOEIRA EM ALTOS- PI. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 28, n. 3, p. 422–434, 2018. DOI: 10.18224/frag.v28i3.6024. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/6024. Acesso em: 19 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Ivan Francisco Viana de Lima, UESPI

Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (UESPI). Licenciado em História (UESPI).

Márcio Douglas de Carvalho e Silva, Universidade Federal do Piauí

Mestre em Antropologia (UFPI). Especialista em História e Cultura Afro-Brasileira (UESPI). Licenciado em História (UESPI).

Referências

ALBUQUERQUE JUNIOR, Durval Muniz de. Entrevista realizada com o Professor Doutor Durval Muniz de Albuquerque, em primeiro de junho de 2011. Revista de Teoria da História, Goiânia, ano 2, n. 5, jun. 2011. Entrevista concedida a Daniele Maia Tiago; Flávio Silva de Oliveira e Frederick Gomes Alves.

ANTONACCI, Maria Antonieta. Memória ancorada em corpos negros. São Paulo: EDUC, 2013.

CASTELLS, Manuel. O poder da Identidade. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

CELESTINO, Mairton. Burlar as normas, zombar da ordem: polícia, escravos e subversão urbana na província do Piauí, 1870-1888. Revista de história e estudos culturais, jul./ set., 2008.

COSTA, Lamartine P. da. Capoeira sem Mestre. Rio de Janeiro: Ediouro, s/d.

DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. História oral: memória, tempo, identidades. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

FERREIRA, E.; BEZERRA FILHO, F. J. (Org.). Literatura, história e cultura afro- brasileira: memória, identidade, ensino e construções literárias. Teresina: EDUFPI, 2013.

FLEISCHER, Soraya. (Org.) Ética e regulamentação na pesquisa antropológica. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2010.

GONÇALVES, José Reginaldo Santos. Ressonância, materialidade e subjetividade: as culturas como patrimônios. Horiz. antropol., Porto Alegre, v.11, N. 23, jan./ jun. 2005.

IPHAN. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Inventário para registro e salvaguarda da capoeira como Patrimônio cultural do Brasil. Brasília, DF: IPHAN, 2007.

LIMA, I. F. V de. Uma foto(grafia) da farinhada em Altos - Piauí. 2012. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) – Universidade Estadual do Piauí, Campo Maior, 2012.

MENDES, Algemira de Macedo; FERREIRA, Elio; COSTA, Margareth Torres de Alencar. Literatura, História e Cultura Afro-Brasileira e Africana: memória, identidade, ensino e construções literárias. Teresina: Editora da UFPI; Fundação Universidade Estadual do Piauí, 2013.

POLLAK, Michel. Memória e identidade Social. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 10, 1992.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na sociabilidade brasileira. São Paulo: Claro Enigma, 2012

SILVA, Alberto da Costa e. A África ensinada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2012.

SILVA, Robson Carlos da. Capoeira: o preconceito ainda existe. Teresina: Edição do Autor, 2008.

SILVA, T. da T. HALL, S. WOODWARD, K. Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis/RJ: Vozes, 2014.

SOARES, Carlos Eugênio Líbano. A capoeira escrava e outras tradições rebeldes no Rio de Janeiro (1808-1850). Campinas, SP: Editora da Unicamp/Centro de Pesquisa em História Social da Cultura, 2001.