<b>Psicoeducative Group of Country: project Extension</b>

Conteúdo do artigo principal

Juliana Santos de Souza Hannum
Cristiane Souza do Carmo
Raissa Ferreira Ávila
Ivone Félix de Sousa
Fábio Jesus Miranda

Resumo

Down syndrome has been much discussed today, but little research has turned to supporting families. Therefore, this study aimed to evaluate an action developed in Alfadown project, a psychoeducational group for guidance of parents of children, youth and adults with Down syndrome, of the PUC Goiás. We used a quantitative and qualitative research to understanding the problem studied. Using a semi-structured interview as instrument. The results show that mothers who chose the project believe that the exchange of experiences is significant and that the group also provides new friends, socialization of children, most interested in computer and after participating in the group have become confident, contributing to the development, autonomy and thus favoring the better behavior of children.

Grupo Psicoeducativo de Pais: Projeto Extensão

A Síndrome de Down na atualidade tem sido bastante discutida, porém poucas pesquisas têm se voltado para apoiar as famílias. Diante disso, este trabalho pretendeu avaliar uma ação desenvolvida no grupo psicoeducativo para pais de pessoas com síndrome down, participantes do projeto de extensão da PUC Goiás. Para tanto, o presente estudo foi de caráter quanti-qualitativo, o qual foi utilizado uma entrevista semiestruturada. Os resultados demostram que as mães ao optarem pelo projeto, entendem que a troca de experiências é significativa e que o grupo proporciona também novas amizades, socialização dos filhos, maior interesse em informática e que após participarem do grupo se tornaram empodeiradas, ou seja com maior confiança na criação dos filhos, favorecendo seu desenvolvimento pessoal, grupal e social.

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Como Citar
HANNUM, J. S. de S.; DO CARMO, C. S.; ÁVILA, R. F.; DE SOUSA, I. F.; MIRANDA, F. J. <b>Psicoeducative Group of Country: project Extension</b>. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 28, n. 2, p. 31–39, 2018. DOI: 10.18224/frag.v28i2.5452. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/5452. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Juliana Santos de Souza Hannum, Pontifícia Universidade Católica de Goias

Doutoranda, Mestre e Docente em Psicologia pela PUC Goias.

Cristiane Souza do Carmo, PUC Goias

Graduada em psicologia pela PUC Goias.

Raissa Ferreira Ávila, PUC Goiás

Mestranda e Graduada em Psicologia pela PUC Goias.

Ivone Félix de Sousa, Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Mestre e Docente em Psicologia pela PUC Goiás.

Fábio Jesus Miranda, Pontifícia Universidade Católica de Goiás.

Doutor, Mestre e Docente em Psicologia pela PUC Goiás.

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