NARRATIVAS JUVENIS SOBRE SER JOVEM NA TERRA FIRME

Conteúdo do artigo principal

Maria Amoras
Rafael França

Resumo

RESUMO: Este trabalho é parte integrante das discussões que vêm sendo realizadas sobre “juventude, cidadania, gênero e sexualidade” no Projeto de Extensão do Curso de Serviço Social (UFPA), direcionado às/aos jovens da Terra Firme-Belém/PA. Terra Firme é caracterizada como área de periferia e possui uma população, majoritariamente, negra. A partir das narrativas recolhidas, reflete sobre ser jovem na Terra Firme. A intenção é alcançar a dimensão relacional e plural das vozes juvenis, a qual fundamenta-se nos novos estudos que compreendem os jovens como agentes sociais. Os resultados obtidos mostraram que as narrativas juvenis, no centro da Amazônia brasileira, muito se assemelham as experiências da maioria das/os jovens de periferias das cidades do sul e sudeste do Brasil, no entanto, não se quer com isso reforçar perspectivas vitimistas e generalizantes, e sim, afirmar a importância de espaços dialógicos a essas vozes inaudíveis, que falam por si, prenhes de historicidade e autorepresentatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
AMORAS, M.; FRANÇA, R. NARRATIVAS JUVENIS SOBRE SER JOVEM NA TERRA FIRME. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 27, n. 1, p. 99–111, 2017. DOI: 10.18224/frag.v27i1.5450. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/5450. Acesso em: 19 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Maria Amoras, Universidade Federal do Pará

Doutora em Antropologia pela Universidade federal do Pará. Professora do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Pará – UFPA, Coordenadora do Projeto de Extensão “Juventude, Cidadania, Gênero e Sexualidade”

Rafael França, Universidade Federal do Pará

Graduando em Serviço Social da Universidade Feral do Pará. Bolsista do Projeto de Extensão “Juventude, Cidadania, Gênero e Sexualidade”.