O DOGMA E SUA COLABORAÇÃO DENTRO DE UMA PERSPECTIVA PARA VIDA ECLESIAL

Conteúdo do artigo principal

Alexandre Augusto Siles
Pedro K. Iwashita

Resumo

Resumo: o objetivo deste artigo é conhecer a gênese da história do dogma e o seu desenvolvimento na história cristã, acentuando o seu auxílio histórico e atual, na tentativa de evitar extremismos, para o crescimento do cristianismo. Pois, é partir do próprio Jesus de Nazaré, que vemos nascer uma regra de vida para o discipulado e amadurecimento na fé cristã. Assim, B. Sesboüé (2005, p. 23) oferece informações relevantes sobre a dogmática cristã e suas vertentes, onde sua raiz inicial leva-nos até o próprio Jesus e seus discípulos. Neste sentido, é a partir do cristianismo nascente que se desenvolve com mais precisão o termo e o uso da palavra dogma, porém sem tê-la como definida, mas, apenas como expressão de um seguimento radical no discipulado de Jesus Cristo.
Palavras chaves: Jesus, discípulo, Igreja, dogma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILES, A. A.; IWASHITA, P. K. O DOGMA E SUA COLABORAÇÃO DENTRO DE UMA PERSPECTIVA PARA VIDA ECLESIAL. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 26, n. 4, p. 649–659, 2016. DOI: 10.18224/frag.v26i4.5089. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/5089. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Alexandre Augusto Siles, PUC-Campus Ipiranga/SP

*Mestrando em sistemática. Padre há 7 anos na Diocese de Osasco. **Pe. Pedro K. Iwashita. Doutor em Teologia pela Universidade de Friburgo, Suiça; professor do Programa de Estudos Pós Graduados em Teologia da PUC/SP. E-mail:[email protected]