A RELIGIÃO COMO INSTÂNCIA SOCIALIZADORA E EDUCATIVA: UM OLHAR SOBRE OS JOVENS DE CLASSES POPULARES

Conteúdo do artigo principal

Vinicius Oliveira Seabra Guimarães

Resumo

o presente artigo tem como objetivo avaliar os aspectos sociológicos, educacionais, territoriais, religiosos, simbólicos e culturais de jovens pobres que, apesar de residirem nas periferias urbanas, integram o movimento religioso evangélico neopentecostal que, por vezes, distam geograficamente de suas próprias residências que se situam nas periferias urbanas que são atendidos majoritariamente pelo movimento pentecostal. A religião, portanto, é apresentada como um fenômeno social que sintetiza habitus, representações e práticas simbólicas de uma determinada sociedade, sendo que tais conceitos religiosos são forjados por meio de processos educativos que perpassam o discurso religioso, mas também traz implicações no modo de vida social, urbano e cultural. O que se conclui é que os jovens pobres adeptos da religião evangélica pentecostal, situados majoritariamente nas periferias urbanas, estão sendo seduzidos, gradativamente, para as perspectivas dos movimentos neopentecostais nos centros urbanos mais abastados.

Palavras-chave: Juventudes. Pentecostalismo, Neopentecostalismo. Mercado Religioso

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
GUIMARÃES, V. O. S. A RELIGIÃO COMO INSTÂNCIA SOCIALIZADORA E EDUCATIVA: UM OLHAR SOBRE OS JOVENS DE CLASSES POPULARES. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 27, n. 1, p. 69–84, 2017. DOI: 10.18224/frag.v27i1.5031. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/5031. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Vinicius Oliveira Seabra Guimarães

Vinicius Oliveira Seabra Guimarães é Mestre em Educação pela PUC Goiás (linha de pesquisa: Educação, Sociedade e Cultura), especialista em Estudo da Bíblia pela FATE-BH, especialista em Docência Superior pela FGF, especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela UGF, Bacharel em Administração pela PUC Goiás e Bacharel em Teologia pela STEBB.