A VIVÊNCIA DO AQUI-E-AGORA NA RELAÇÃO TERAPÊUTICA NA ABORDAGEM GESTÁLTICA

Conteúdo do artigo principal

VIRGINIA ELIZABETH SUASSUNA MARTINS COSTA
MAISA ROBERTA PEREIRA RAMOS LOPES
ISADORA SAMARIDI

Resumo

O presente artigo objetiva descrever a experiência de uma terapeuta estagiária na perspectiva da abordagem gestáltica no que se refere, especificamente, a aplicação do conceito teórico aqui-e-agora dessa abordagem, na relação com uma cliente que vivencia distúrbios em sua temporalidade a partir da metodologia fenomenológica. Justifica-se pelo interesse da autora em favorecer a vivência do aqui-e-agora na relação terapêutica na tentativa de compreender a vivencia do futuro no aqui-e-agora. Muitas pessoas não conseguem contatar o agora, por viverem por viverem no presente com se estivessem no passado ou viverem no futuro como se fosse hoje. Assim, precisam aprender a vivenciar o presente como um movimento permanente entre passado e futuro e isso só será possível por meio do enfoque no que se está sentindo no momento que o fenômeno surge, ou seja, no aqui-e-agora. Durante o processo psicoterapêutico observou-se que o contato com o aqui-e-agora emergiu da relação terapeuta-cliente, na qual ambas foram aprendendo a entrar em contato com a vivência de um presente tão revelador. A presença genuína do psicoterapeuta e sua vivência do aqui-e-agora na relação terapêutica foram primordiais para levar ao cliente a experienciar a temporalidade no presente de fato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
COSTA, V. E. S. M.; LOPES, M. R. P. R.; SAMARIDI, I. A VIVÊNCIA DO AQUI-E-AGORA NA RELAÇÃO TERAPÊUTICA NA ABORDAGEM GESTÁLTICA. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 27, n. 2, p. 303–312, 2017. DOI: 10.18224/frag.v27i2.4969. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/4969. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

VIRGINIA ELIZABETH SUASSUNA MARTINS COSTA, PUC Goiás

Doutora em Ciências da Saúde pela UnB/UFG, Mestre em Educação pela PUC-GO e Psicóloga formada na Universidade de São Paulo - USP. Especialização em Gestalt-terapia. Cursos avançados em Gestalt-terapia pelo Gestalt Therapy Institute of Los Angeles. Fundadora, professora e supervisora do Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia (ITGT) e do Instituto Suassuna (IS). Gestalt-terapeuta de crianças, adolescentes, adulto, casal e grupo. Professora adjunta do Curso de Psicologia da PUC-GO. Autora de artigos e de capítulos de livros. Membro do conselho consultivo da Phenomenological Studies - Revista da Abordagem Gestáltica. Pesquisadora do CNPq.

MAISA ROBERTA PEREIRA RAMOS LOPES, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Graduada em psicologia pela PUC Goiás. Possui título de Especialista em Avaliação Psicológica pela Faculdade Arthur Thomas - Paraná e Especialização em Psicologia do Trânsito pela Faculdade de Santo André - São Paulo (em andamento). Atuou como pesquisadora voluntária entre 2010 e 2015 no Núcleo de Pesquisa de Estudos Psicossociológicos - NEPSI da PUC-GO auxiliando em pesquisas sobre avaliação da personalidade e métodos projetivos (Método de Rorschach SC e R-PAS, Zulliger SC e Pirâmides Coloridas de Pfister). Tem Formação em Ferramentas para Pensar de Edward de Bono pelo Programa Aprender a Pensar (PAP) da PUC-GO, no qual foi estagiária. Trabalhou como Psicóloga no Centro de Referência Especializado em Assistência Social - CREAS Nova Veneza - GO. Atualmente realiza avaliação psicológica com ênfase em orientação profissional, perícia psicológica, assistência técnica psicológica, avaliação em processos de guarda e adoção, avaliação para concursos e psicodiagnóstico adulto e infantil. Também é Psicóloga Perita do Trânsito pelo Detran-GO. Atua principalmente nos seguintes temas: Avaliação Psicológica, Orientação Vocacional/Profissional, Avaliação da Personalidade, Métodos Projetivos, Método de Rorschach SC, Zulliger SC e Avaliação Psicológica Forense.

ISADORA SAMARIDI, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Bacharel em Psicologia (2010-2014). Exerceu monitoria acadêmica em exercício das disciplinas Matrizes do Pensamento Psicológico II: Humanismo, Fenomenologia e Gestalt, clínica II: ênfase em Gestalt e também em estágio supervisionado I e II: ênfase em Gestalt-terapia (Departamento de Psicologia - PUC-GOIÁS). Coordenadora de Grupo de Estudo: I Grupo de Estudo em Gestalt e Fenomenologia da PUC-GO. Foi bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq e membro do grupo de pesquisa Política e Gestão Educacional consolidado no CNPq e da rede Goiana de pesquisa "Estado, Instituições e Políticas Públicas". Atualmente, é mestra (2015-2017) da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, em Psicopatologia Clínica e Psicologia da Saúde e também especializanda (2015-2017)do Instituto de Treinamento e Pesquisa em Gestalt-terapia de Goiânia.