Repensando a Antropologia: E. Leach e as Teorias de Parentesco

Conteúdo do artigo principal

Marcos Alfonso Spiess
Marcos Vinícius da Costa Meireles

Resumo

Resumo: com base na obra Repensando a Antropologia (1961), do antropólogo Edmundo Leach (1910-1989), este trabalho analisa o contexto, as heranças teóricas e os principais debates que perpassaram as teorias de parentesco na primeira metade do século XX. Evidenciando o debate entre Radcliffe-Brown e Lévi-Strauss, chega-se à proposta de Leach, o qual enfatiza o casamento e as alianças como possibilidade analítica.
Palavras-chave: Parentesco. Repensando a Antropologia. Edmundo Leach.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SPIESS, M. A.; MEIRELES, M. V. da C. Repensando a Antropologia: E. Leach e as Teorias de Parentesco. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 26, n. 2, p. 303–314, 2016. DOI: 10.18224/frag.v26i2.4904. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/4904. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Marcos Alfonso Spiess, IFG Uruaçu

Mestre e doutorando em Antropologia pela Universidade Federal do Paraná (PPGA/UFPR). Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG-Uruaçu). Bolsista Capes

Marcos Vinícius da Costa Meireles, CMJF

Mestre e doutorando em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (PPCIR/UFJF). Professor no Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF). Bolsista Capes.