a Festa dos "Últimos Passos do Cristo": Religião e Religiosidade Popular em São Cristóvão-Sergipe

Conteúdo do artigo principal

Ivan Rêgo Aragão

Resumo

Resumo: o presente artigo analisa os aspectos da religião oficial e religiosidade popular, bem como verifica o perfil dos atores sociais que se deslocam até a festa católica penitencial do Senhor dos Passos em Sergipe. Nos resultados da pesquisa bibliográfica e análise quali-quantitativa dos
questionários, constata-se que a festa é o momento ápice para deslocamento dos fiéis, proporcionando o encontro entre devoto e imagem do cristo sofredor, renovação de fé, agradecimento pela cura/graça alcançada e acerto de contas com a invocação cristã.
Palavras-chave: Religião e Religiosidade Popular. Complementaridade. Nosso Senhor dos Passos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
ARAGÃO, I. R. a Festa dos "Últimos Passos do Cristo": Religião e Religiosidade Popular em São Cristóvão-Sergipe. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 26, n. 1, p. 103–113, 2016. DOI: 10.18224/frag.v26i1.4712. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/4712. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Ivan Rêgo Aragão, UFSE

Mestre em Cultura e Turismo pela UESC/Ilhéus-Bahia. Docente nos cursos de Turismo e Hospedagem do Instituto Federal de Sergipe. Pesquisador da Rosa dos Ventos Consultoria e Pesquisa.