UM OLHAR REFLEXIVO: NAS CONCEPÇÕES ARTÍSTICAS

Conteúdo do artigo principal

alberto carlos de souza

Resumo

Este estudo buscou re-visitar as duas concepções de Arte, como linguagem ? pedagógica e reflexiva -, forjadas ao longo da História e sua relação com o pensamento estético brasileiro de resistência. A partir da década de 60, tal pensamento atribuiu uma finalidade pedagógica à Arte, incumbindo-lhe a tarefa crítica social e política de engajamento emancipatório humano, analisando a relação entre arte e o público na sociedade contemporânea: assumindo que a obra de arte tinha uma aura que ao longo dos tempos foi perdida em função de uma reprodutibilidade técnica. Na modernidade reflexiva em que vivemos o homem ? diferente da concepção iluminista ou sociológica -, é um sujeito descentrado e que vive em crise de identidade, visto que as velhas identidades estão continuamente sendo substituídas por novas identidades. Assim posto, entendemos ser função da escola criar junto ao alunado um espaço de valorização de seu patrimônio cultural e para tal, consideramos a teoria dos lugares de memória- que são entendidos como símbolos, festas, emblemas, monumentos, comemorações, elogios, dicionários e museus são lugares de memória cada vez mais ameaçada de desaparecer -, ainda permanece encarnada, graças à vontade dos homens e apesar da passagem do tempo. Destacou-se neste cenário o teatro do oprimido, a poesia de Ferreira Gullar, o Cinema Novo e música de protesto de Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Milton Nascimento, dentre muitos outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
SOUZA, alberto carlos de. UM OLHAR REFLEXIVO: NAS CONCEPÇÕES ARTÍSTICAS. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 26, n. 3, p. 499–506, 2016. DOI: 10.18224/frag.v26i3.4627. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/4627. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

alberto carlos de souza, Professor de Arte da Secretaria Municipal de Educação de Vitória e Serra/ES.

. Mestre em História pela Universidade Salgado de Oliveira- Niterói/RJ.