Memória, Resistência e Alegria no Deuteronômio

Conteúdo do artigo principal

Valdivino Souza Ribeiro
Hébert Vieira Barros
Rosemary Francisca Neves Silva

Resumo

Resumo: foram muitos os processos de dominação na história. A vida do povo da Bíblia não foi diferente. A luta pela terra está intensamente presente na Bíblia. A terra é sinal da benção. Ela é promessa e realização da ação de Deus. A Tradição Deuteronomista compreende a ação de Deus e prática religiosa a parte do tempo e da monarquia. O Deuteronômio é a certeza de celebrar e compreender a Lei como alegria da promessa e da conquistada. A condição de escravos não sufocou a esperança e certeza da promessa. Mas a vida na terra passa por processos de centralização e tentativas de exploração usando a religião. Entretanto a resistência permanece e nas celebrações perpetuam a certeza do projeto originário. A vida é um todo a ser celebrado e vivenciado. Dá-se na certeza e alegria na terra onde brota leite e mel.
Palavras-chave: Memória. Luta. Deuteronômio. Terra. Resistência. alegria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
RIBEIRO, V. S.; BARROS, H. V.; SILVA, R. F. N. Memória, Resistência e Alegria no Deuteronômio. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 25, n. 3, p. 417–427, 2015. DOI: 10.18224/frag.v25i3.4200. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/4200. Acesso em: 29 mar. 2024.
Seção
Artigos / Articles
Biografia do Autor

Valdivino Souza Ribeiro, PUC Goiás

Graduado em Filosofia, mestre em Ciências da Religião e doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atualmente é professor na Pontifícia Universidade Católica de Goiás e na Seduc â GO.

Hébert Vieira Barros, PUC Goiás

Graduado em Teologia e mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atualmente é professor na Pontifícia Universidade Católica de Goiás e no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás.

Rosemary Francisca Neves Silva, PUC Goiás

Graduada em Pedagogia Universidade Federal de Goiás, Mestra e Doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás. Atualmente é professora na Pontifícia Universidade Católica de Goiás.