"A Comida que vem da mata": conhecimentos tradicionais e práticas culturais de caçadores na Reserva Extrativista Ipaú-Anilzinho

Conteúdo do artigo principal

Rodrigo Augusto Alves de Figueiredo
Flávio Bezerra Barros

Resumo

Resumo: este trabalho objetiva caracterizar a atividade de caça em uma comunidade quilombola da Reserva Extrativista Ipaú-Anilzinho, enfatizando aspectos ligados aos conhecimentos tradicionais, às práticas dos caçadores e alimentação e segurança alimentar. Os resultados demonstram que a caça praticada é especialmente para fins de subsistência e representa um elemento característico da cultura e costumes da região, abrangendo tanto aspectos de natureza material como simbólica.
Palavras-chave: Quilombolas. Soberanaia e Segurança Alimentar. Unidades de Conservação. Amazônia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
DE FIGUEIREDO, R. A. A.; BARROS, F. B. "A Comida que vem da mata": conhecimentos tradicionais e práticas culturais de caçadores na Reserva Extrativista Ipaú-Anilzinho. Revista Fragmentos de Cultura - Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas, Goiânia, Brasil, v. 25, n. 2, p. 193–212, 2015. DOI: 10.18224/frag.v25i2.4181. Disponível em: https://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/4181. Acesso em: 28 mar. 2024.
Seção
Dossiê / Dossier
Biografia do Autor

Rodrigo Augusto Alves de Figueiredo, UFPA

Mestre em Agriculturas Familiares e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Pará.

Flávio Bezerra Barros, UFPA

Professor dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia e Agriculturas Amazônicas da UFPA e Ciências Ambientais da UNEMAT.